Safra do caqui 2012 é lançada oficialmente no Mercado do Produtor - Veja Receitas de Caqui

Safra do caqui 2012 é lançada oficialmente no Mercado do Produtor

A safra do caqui de 2012 da região do Alto Tietê foi lançada oficialmente neste domingo (1/4) no Varejão da Cobal, localizado no Mercado do Produtor, no bairro do Mogilar. Os mais de 7 mil visitantes que habitualmente frequentam a feira, puderam degustar as três variedades da fruta mais cultivadas na região, rama forte, guiombo e fuyu, além de suco, sorvete e outros produtos à base de caqui. 

O prefeito Marco Bertaiolli prestigiou o evento ao lado do secretário municipal de Agricultura, Oswaldo Nagao, do presidente do Sindicato Rural de Mogi das Cruzes, Fernando Ogawa, do presidente da Associação dos Fruticultores do Alto Tietê, Mark Ide, e do presidente do Bunkyo, Kioji Nakayama. O lançamento da safra também contou com apoio do Sebrae, da Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec) e da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI).

Durante o evento, foram servidos 600 litros de suco de caqui, 80 litros de sorvete e 200 quilos da fruta para degustação. “Mogi das Cruzes é a maior produtora nacional de caqui de todo País. Por isso, vale todo esforço para divulgar a safra da fruta, que tem como principal objetivo estimular o consumo de caqui e fazer com que os consumidores conheçam as diversas variedades da fruta, como consumi-las e também os pratos que podem ser elaborados com o produto”, destacou o prefeito, acrescentando que a fruta já está inserida na merenda escolar das escolas municipais. "A aceitação foi muito grande, algumas crianças nunca tinham comido caqui na vida".



 

A dona de casa Maria Missionário de Cavalcante, do Jardim Ivete, provou o sorvete e o suco de caqui e ficou impressionada com o sabor das sobremesas. “Jamais podia imaginar que ficasse tão bom, estou até levando uma cartilha porque vou fazer o suco e o sorvete em casa. Também já tinha ouvido falar que Mogi é a terra do caqui, mas não sabia que Mogi era a maior produtora nacional da fruta”, afirmou. 

O secretário de Agricultura lembra que a safra média deste ano deve ficar entre 35 e 40 mil toneladas da fruta, o que representa uma pequena queda na produção por conta dos fatores climáticos. “No final do ano, na época da floração, choveu menos do que o necessário, o que prejudicou um pouco os agricultores. De qualquer modo, mesmo com esse problema, seguimos sendo disparados os maiores produtores de caqui de todo o País, respondendo por cerca de 40% de tudo que é produzido nacionalmente”. (LS)
 Safra do caqui 2012 é lançada oficialmente no Mercado do Produtor