Poá - Professores de Poá participam de capacitação do Grupo Mogi News

Cerca de 35 educadores da rede municipal receberam orientações para ajudar na utilização do veículo na rotina pedagógica
Gabriela Pasquale
Da Reportagem Local
Suéller Costa

Professores da rede poaense desenvolveram as suas habilidades em mais um encontro promovido pela equipe do Grupo Mogi News
No último sábado, cerca de 35 professores da rede de ensino de Poá compareceram na Emeb Walter de Almeida Monteiro para a realização de mais uma capacitação do programa Jornal e Educação. Por meio do projeto Mogi News Cidadania - Ler para Saber Mais, os educadores foram capacitados e orientados pela coordenadora-geral do programa, a jornalista SuéllerCosta, e pela coordenadora pedagógica da iniciativa, a professora Maria Rosa Mieko Takeuchi Augusto. O encontro marca a continuidade da proposta, que, além de ser desenvolvida diariamente pelos educadores em suas respectivas escolas, recebe um acompanhamento mensal de uma equipe do Mogi News. Dessa maneira, os profissionais da educação dividem as experiências vividas dentro da sala de aula com os seus colegas de profissão.
Interessados em tornar o ensino em algo mais atraente, os educadores tiveram a oportunidade de conhecer, por meio de atividades elaboradas pela equipe do veículo de comunicação, novas maneiras para atrair o interesse e a atenção dos alunos pela leitura e o trabalho com o Mogi News. Vilma de Campos Borges, que leciona na Emeb Cybelle Paiva Valsecchi, de Poá, considera o Mogi News um veículo de grande importância para as suas aulas. "Informativo e investigativo, é por meio dele que os alunos desenvolvem a leitura e a oralidade", comenta. Sendo assim, os estudantes se tornam cidadãos mais críticos, opinativos e conscientes sobre as suas funções na sociedade que habitam.

Conhecidos por multiplicar os conhecimentos adquiridos nas capacitações, os professores de cada escola desenvolveram atividades que serão passadas para os seus colegas de profissão. É por meio dessa iniciativa que os educadores desenvolvem atividades criativas, disseminando o ensino e atraindo a atenção dos alunos.

De acordo com Carla Souza Machado, a Assistente Técnica Pedagógica (ATP) em Inglês da Secretaria de Educação de Poá, que acompanhou a capacitação, as atividades foram o ponto alto do encontro. "Gostei da interação entre os professores", declara. Assim como ela, Claudia Celeste Bergonzini, da Emeb Antonio Carlos, acredita que, por meio dessas reuniões, os alunos são beneficiados. "Com o jornal, eles desenvolvem o conhecimento e a socialização, além de se manterem informados sobre assuntos atuais", afirma.


A leitura de imagens foi trabalhada nas atividades
Suéller Costa
Os educadores interagiram ao desenvolver a leitura de imagem por meio de desenhos e fotografias
Para atrair a atenção dos alunos da rede de ensino de Poá, a cada encontro, uma equipe do Mogi News apresenta novas propostas pedagógicas que têm como objetivo disseminar a educação e torná-la mais atraente e prazerosa aos alunos. E, para isso, contam com o apoio do jornal, que já provou, ao longo dos anos, a sua eficácia na área educacional.

A capacitação realizada no último sábado na Emeb Walter de Almeida Monteiro, em Poá, contou com a presença de aproximadamente 35 professores, que, separados em equipes, desenvolveram atividades que trabalharam a leitura de imagem.

A primeira, que foi dividida em três partes, incentivou os presentes a fazer um desenho comunitário. Após essa etapa, eles foram convidados a se reunir em grupos para realizar uma reportagem sobre um determinado desenho, escolhido entre os inúmeros elaborados pela turma.
Após apresentar em formato impresso, esboçando a matéria na página de um jornal fictício, também criado pela turma, cada equipe dramatizou o seu texto e o apresentou em forma de telejornal. Dessa maneira, os educadores desenvolveram diversas habilidades, como a elaboração textual e a interpretação de imagens. Elementos-chaves para o exercício jornalístico.
Uma outra atividade tratou do mesmo assunto. No entanto, incentivou os educadores a interpretar as imagens de outra maneira. Recortadas de um exemplar do Mogi News, os professores tiveram de relacionar cada foto com a sua respectiva matéria. Mais exercícios que poderão ser aplicados, agora, entre os alunos.(G.P.)

Postagens mais visitadas deste blog