Padre de Ferraz comanda Diocese -

Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Erick Paiatto
Ferreira: continuidade ao trabalho desenvolvido por dom Airton
O Colégio dos Consultores escolheu ontem o padre que será o administrador da Diocese de Mogi das Cruzes. Sete integrantes do grupo escolheram o padre José Eduardo Ferreira, da paróquia Nossa Senhora da Paz, em Ferraz de Vasconcelos, para ocupar o cargo temporariamente. Ele ficará responsável pela Diocese até que o papa Bento XVI nomeie um bispo substituto para a vaga deixada por dom Airton dos Santos, que, no domingo, assumiu como arcebispo de Campinas.

A reunião ocorreu ontem de manhã na Cúria Diocesana, no Mogilar. O administrador cuidará da pastoral e de outras atribuições que são de responsabilidade do bispo. Isso será necessário até que o Vaticano indique um nome para Mogi. Não existe um prazo para que esse anúncio seja feito. "Essa indicação às vezes demora um tempo, vai depender da situação. O papa Bento XVI cuida dos bispos do mundo inteiro. Essa escolha precisa levar em consideração uma série de critérios. É natural que leve algum tempo para ser anunciado. Isso pode levar seis ou nove meses", esclareceu o padre José Eduardo Ferreira.

Ele informou que não trabalhará sozinho, terá o auxílio do Colégio dos Consultores para tomar as decisões pertinentes à Diocese. "É uma grande responsabilidade. Por isso, contamos como auxílio e colaboração de todos", ressaltou.
Algumas questões tiveram que ser levadas em conta na hora da indicação do novo administrador diocesano. A idade e o tempo de sacerdócio foram algumas delas. "Os critérios que a Igreja coloca são claros. É preciso ter firmeza, mais de 35 anos de idade. Sou padre há 21 anos", disse o sacerdote, que ocupou o cargo de coordenador diocesano de pastoral. "Embora esteja ocupando o cargo de administrador diocesano, vou continuar como pároco da Igreja Nossa Senhora da Paz. Talvez em algumas ocasiões precise de ajuda de outro padre para celebrar as missas, mas vamos contornar as dificuldades, pois é um cargo provisório também", argumentou.

A ideia de Ferreira é continuar o trabalho que já vinha sendo desenvolvido por dom Airton. "Vamos manter o que já havia sendo proposto. Não se acrescenta e nem se modifica nada na estrutura básica da pastoral. Procuraremos manter as coisas como estão", afirmou.

Postagens mais visitadas deste blog