Estado de São Paulo investiga sabotagem em falhas nos trens das linhas 11 e 12

As duas linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) que circulam na região apresentaram problemas ontem. Na Linha 12-Safira houve restrições na circulação. Já na Linha 11-Coral, os passageiros tiveram que descer mais uma vez na via. Os dois casos estão sob investigação da Secretaria de Estado de Segurança Pública por suspeita de sabotagem.
Segundo a CPTM, o problema ocorrido ontem na Linha 12 (Brás-Calmon Viana) foi por conta de vandalismo em equipamentos de sinalização. Há a suspeita de que cabos tenham sido furtados durante a madrugada.
Por conta disso, desde o início da operação comercial, às 4 horas, a circulação de trem estava acontecendo com maior intervalo e tempo de parada entre as estações Calmon Viana e Itaquá. A ocorrência foi registrada como passível de desastre ferroviário.
LINHA 11 Já na Linha 11-Coral, a assessoria de imprensa da CPTM informou que por volta das 7h50, um trem que seguia no sentido Estação da Luz, apresentou defeito na Estação Guaianazes. Os técnicos da manutenção constataram que a havia uma calça enroscada no pantógrafo da composição.
Por conta disso, os passageiros tiveram de abandonar o trem para que este fosse recolhido, o que gerou também lentidão na circulação da linha.
INVESTIGAÇÕES Outras cinco falhas nos trens do Estado estão sendo investigadas pela Secretaria de Segurança Pública. Entre elas, um descarrilamento entre as estações Osasco e Comandante Sampaio, na Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi) e outro próximo à Estação Ceasa, na Linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú).
Além disso, a depredação na Estação Francisco Morato, ocorrida no dia 29 de março deste ano, também é investigada. Após um defeito no sistema de energia elétrica que paralisou a circulação de trens na Linha 7-Rubi (Luz-Francisco Morato), alguns usuários depredaram totalmente a estação destruindo catracas e ateando fogo na bilheteria.
A estação acabou sendo fechada e a Polícia Militar foi acionada para garantir a preservação do patrimônio público.

Postagens mais visitadas deste blog