Alto Tietê - Salesópolis é a única cidade da região certificada com selo Município Verde


Salesópolis foi uma das cidades paulistas que recebeu o certificado Município Verde Azul da Secretaria de Estado do Meio Ambiental (SMA) entre 158 localidades. O anúncio ocorreu ontem. A cidade obteve nota 85,57 e ficou em 72ª lugar no ranking ambiental dos municípios paulistas de 2011. A secretaria também concedeu à cidade o Prêmio Franco Montoro por sua melhor colocação na Bacia Hidrográfica Alto Tietê.
A divulgação foi feita em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes com a presença do governador Geraldo Alckmin (PSDB). Dos 645 municípios do Estado que participam do programa, destes 485 enviaram informações e foram avaliadas. Ao todo, 158 foram certificados. O que significa que mais de 20% das cidades alcançaram médias acima de 80.
A única que obteve nota acima no Alto Tietê foi Salesópolis, ficando na 72º lugar no ranking. Dentro da região, Guararema teve média 69,55, conseguindo a 207ª posição. Por último, ficou Itaquaquecetuba, na 638ª colocação, com 1,63 de nota. A SMA entregou o Prêmio Franco Montoro para os 19 municípios melhores colocados em suas regiões hidrográficas, sendo Salesópolis a premiada da região.
O certificado de Município Verde Azul garante à administração municipal a prioridade na captação de recursos junto à secretaria, por meio do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (Fecop). São avaliadas ações nas áreas de esgoto tratado, lixo, recuperação da mata ciliar, arborização urbana, educação ambiental, habitação sustentável, uso da água, poluição do ar, estrutura ambiental e conselho de meio ambiente.
EDIÇÃO O selo chegou a sua quarta edição fortalecendo o planejamento ambiental e incentivando a participação da sociedade civil na agenda ambiental. Ao todo, 410 projetos de coleta seletiva foram implantados, 109 planos de gestão de resíduos sólidos, 257 programas de educação ambiental e 280 fundos de meio ambiente foram criados.
A edição traz ainda outros números. São 335 municípios com centros de educação ambiental, 261 com ciclovias, 276 com planos de arborização urbana e 361 com viveiros de mudas, além de 205 com parcerias ambientais com pessoas físicas e jurídicas. A parceria entre Estado e municípios, por meio da Operação Corta Fogo, resultou, ainda, no treinamento de brigadas anti-fogo em 373 municípios.
Lançado em junho de 2007, o Município Verde Azul tem como principal proposta descentralizar a agenda ambiental paulista, considerando que a base da sociedade está nos municípios.
Em 2008, na divulgação do primeiro ranking, 44 municípios alcançaram nota igual ou superior a 80. Em 2009, foram 168. Já, em 2010, 144 municípios receberam a certificação.

Postagens mais visitadas deste blog