Alto tietê - Estado pode restringir circulação de caminhões de carga durante o dia


A circulação do transporte de cargas nos municípios do Alto Tietê pode restringir durante o dia. O assunto foi discutido ontem pelo Estado e representantes de doze municípios. As regras de funcionamentos dessa medida devem ser debatidas no próximo dia 25, na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Metropolitano, a partir das 14 horas.
O objetivo é encontrar uma solução imediata para minimizar os problemas no trânsito das principais estradas da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), principalmente porque após a criação de uma lei municipal na capital paulista - impedindo que caminhões de carga circulem em São Paulo em determinados horários - que afetou outros municípios.
O encontro contará com a presença do secretário estadual de Transportes e Logísticas, Saulo de Castro Abreu, e técnicos da pasta. Além disso, participará da reunião o secretário de Desenvolvimento, Edson Aparecido, juntamente com técnicos da Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa).
Serão convidados os secretários municipais de Transportes de doze cidades escolhidas pelo Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de São Paulo. São elas: São Paulo, São Bernardo do Campo, Diadema, Santo André, Osasco, Barueri, Guarulhos, Ferraz de Vasconcelos, Cajamar, Franco da Rocha, Itapecirica da Serra e Mariporã.
A situação do transporte de cargas no Alto Tietê, assim como nos demais municípios da RMSP, foi tema de uma reunião Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano ontem. Na ocasião, duas propostas ficaram definidas. A primeira unificar as decisões nos 39 municípios da Região Metropolitana, o que inclui a restrição para a circulação de caminhões. Inicialmente, a ideia é que o transporte de carga seja feito no período noturno, como foi cogitado ontem no encontro.
A segunda é que após a definição das regras de uma medida emergencial para minimizar os problemas no trânsito provocados pelos caminhões, o assunto será encaminhando para o Conselho de Desenvolvimento da RMSP. A próxima reunião do grupo está marcada para o dia 5 de junho, em São Bernardo do Campo. Feito isso, o grupo criará um planejamento estratégico com possíveis soluções para serem implantadas a médio e longo prazo.
"Na próxima reunião vamos unificar as medidas pelo menos em torno de algumas questões. Pode ser que o transporte de carga na região seja feito só no período noturno, que é uma das ideias. Vamos apresentar pontos que unam a todos, para que as cidades não sejam impactadas como estão sendo. A segunda decisão hoje (ontem) é fazer um planejamento estratégico permanente de longo e médio prazo, que vai precisar de um estudo da Secretaria de Transportes e Logísticas e da Emplasa, com base em todas as legislações municipais e em todos os planos específicos de cada cidade pra um planejamento estratégico de cargas para a Região Metropolitana", explicou Aparecido.

Postagens mais visitadas deste blog