Alto Tietê - Deputado Gondim se reúne com secretário da Saúde para discutir Hospitais do Alto Tietê





O deputado Luiz Carlos Gondim (PPS) esteve reunido  com o secretário de Estado da Saúde, Giovanni Guido Cerri, para tratar sobre a situação dos hospitais da região do Alto Tietê.

 Participou da reunião o deputado estadual Pedro Tobias (PSDB).

O parlamentar mogiano solicitou a realização de estudos técnicos e medidas administrativas a fim de que sejam destinados maiores investimentos aos Hospitais Santa Marcelina de Itaquera (São Paulo), do Itaim Paulista e de Itaquaquecetuba, bem como ao Hospital Regional de Ferraz de Vasconcelos “Dr. Osires Florindo Coelho” e ao Hospital de Clínicas “Luzia de Pinho Melo”, em Mogi das Cruzes.

O deputado Gondim informou que devido à falta de médicos em Ferraz de Vasconcelos e os problemas nos hospitais da região tem sobrecarregado o atendimento nas Santas Casas de Santa Isabel, Mogi das Cruzes, Suzano e Salesópolis, que também necessitam de aporte financeiro para evitar um colapso no atendimento da população.

Segundo o deputado Gondim, o Hospital “Luzia de Pinho Melo”, unidade com capacidade de fazer atendimento de média e alta complexidade, é referência para casos emergenciais de traumatismo (vítimas de fraturas), oftalmologia, cirurgia geral, de tórax, coração, entre outras especialidades, está enfrentando grande sobrecarga em sua demanda e não está conseguindo atender todos os casos.

Já o Hospital Santa Marcelina de Itaquaquecetuba está enviando, diariamente, comunicados aos hospitais e Santas Casas avisando que não receberá mais pacientes e, inclusive, que está com falta de várias especialidades e de profissionais de das áreas de ginecologia, obstetrícia e ortopedia. A situação é mais agravante em Ferraz de Vasconcelos que apresenta déficit de médicos disponíveis para fazer o atendimento.

O deputado Gondim lembrou ainda a falou ainda sobre o Hospital Arnaldo Pezzutti, em no Distrito de Jundiapeba, em Mogi, que necessita de investimentos para voltar a ser uma unidade que ajude a desafogar o atendimento na região do Alto Tietê.

O parlamentar aproveitou a oportunidade para perguntar sobre a suposta redução de recursos destinados aos hospitais da região desde o início deste ano.

O secretário Giovanni Guido Cerri informou que está fazendo uma reformulação na saúde da região, mas que é necessário que as prefeituras do Alto Tietê assumam a responsabilidade do Pronto-Atendimento.

 “Hoje o que acontece é que os hospitais da região, que deveriam atender casos de alta e média complexidade, estão superlotados porque atendem casos de baixa complexidade. Isso precisa mudar e é necessário para que os hospitais possam retomar as cirurgias”, falou.

Cerri ainda informou que serão feito investimentos com recursos adicionais para que possa assumir o atendimento oncológico do Alto Tietê.

Sobre o problema de Ferraz de Vasconcelos, o secretário informou que abrirá um processo seletivo para contratação de 120 médicos e que enviará para Assembleia Legislativa um projeto para aumentar o valor pago aos profissionais, algo equivalente a que as Organizações Sociais (OS) pagam aos médicos.

Sobre o Hospital Arnaldo Pezzutti, o Governo do Estado tem um projeto especial. “Queremos que ele torne-se uma grande unidade de retaguarda e faça o atendimento crônico”, comentou.

O secretário informou ao deputado Gondim que o governador Geraldo Alckmin (PSDB) autorizou a ampliação do Hospital das Clínicas de Suzano, o que ajudará de forma significativa no atendimento da população que liberara 60 vagas para a região.

“Agora isso nada vai mudar se as prefeituras não assumirem suas partes que é o atendimento de urgência e emergência”, enfatizou o secretário.
Giovanni Guido Cerri convidou o deputado Gondim de visitar os Hospitais Luzia de Pinho Melo, Arnaldo Pezzuti e o Hospital Regional “Dr. Osíres Florindo Coelho”, em Ferraz de Vasconcelos, no próximo dia 13.

O deputado Gondim aceitou o convite e acompanhará o secretário pelas unidades de saúde do Alto Tietê.


Hospital do Câncer


Sobre o Hospital do Câncer “Flávio Isaias Rodrigues” de Mogi das Cruzes o secretário Giovanni Guido Cerri pontuou que não há condições da unidade continuar fazendo o atendimento dos pacientes com câncer da região. O deputado Gondim mostrou sua preocupação com relação aos pacientes da região.

O diretor técnico do Departamento de Saúde do Estado, o médico Vanderlei Soares Moya, especialista em Gestão da Atenção à Saúde apresentou o resultado da auditoria executada pela Secretaria da Saúde na unidade mogiana.

 O deputado Gondim destacou ao secretário e ao senhor Vanderlei que o serviço e Radioterapia não é organizado de uma hora para outra e que desde a construção até a compra dos aparelhos, igual a que tem o Hospital “Dr. Flávio Isaias”, os pacientes amargarão uma demora de aproximadamente 1 ano e, ainda, questionou onde os pacientes serão tratados?

O secretário de Saúde informou ao deputado Gondim que investirá no Hospital “Luzia de Pinho Melo” além dos recursos enviados para a unidade. “O hospital terá todo o equipamento e os pacientes poderão ser atendidos em Mogi ou em Guarulhos”, salientou ele, que comentou que uma equipe do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP) assumirá esta ala na unidade.










Postagens mais visitadas deste blog