Sindicato ameaça paralisação em 3 hospitais da região por 48 horas


O Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Saúde no Estado de São Paulo (SindSaúde) - diretoria regional - ameaça paralisar, por 48 horas, 70% dos atendimentos de três hospitais da região: Hospital das Clínicas de Suzano, Hospital Doutor Arnaldo Pezzuti Cavalcante, em Mogi das Cruzes, e Hospital Regional Doutor Osiris Florindo Coelho, de Ferraz.
Se a paralisação atingir o total pretendido, 2,8 mil funcionários devem cruzar os braços. A ação é por pedido de melhorias e do aumento de salário. "Não podemos parar o atendimento porque estamos falando dos serviços de saúde. Portanto 30% dos funcionários continuarão trabalhando", explicou a diretora do SindSaúde, Kátia Aparecida dos Santos.
Até o final da tarde de ontem dois hospitais tinham confirmado 70% de paralisação (Arnaldo Pezzuti e Hospital das Clínicas). Já, o Regional de Ferraz teria paralisação, mas ainda não havia sido confirmado o percentual. A unidade com maior número de funcionários é o de Ferraz com 1,8 mil funcionários. O de Mogi tem 1,4 mil. E, o Hospital das Clínicas tem 800 trabalhadores.
"Decidimos parar por conta do descontentamento. Nossa data base é 1º de março e até agora não conseguimos negociar um aumento. Queremos chamar a atenção. Sempre é desta forma. Só conseguimos um acordo com a paralisação. Sabemos que é ruim para os usuários, mas não tem outro jeito", explica (confira as reivindicações em quadro nesta página). Kátia explicou que a princípio serão 48 horas de paralisação, porém o sindicato pode decidir por uma greve por tempo indeterminado. Uma nova assembleia acontece na sexta-feira.
ESTADO Em resposta a paralisação, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo esclareceu que em 2011 o governo do Estado aprovou um novo plano de cargos e salários para os servidores da saúde, o que resultou em aumentos de até 40% para a categoria, retroativos ao mês de julho. "A pasta vem mantendo diálogo com o SindSaúde em relação à nova pauta apresentada. As negociações estão sendo realizadas de forma conjunta com a Secretaria de Estado da Gestão", afirma em nota.
Segundo a assessoria, ontem, representantes do sindicato foram recebidos em reunião pelos secretários de Estado da Saúde, Giovanni Guido Cerri, e da Gestão, Davi Zaia, na sede da Secretaria da Saúde, na Capital paulista. "A secretaria reafirma sua disposição em dialogar com a categoria e espera que os servidores não interrompam o atendimento, de modo a não prejudicar a população usuária do SUS (Sistema Único de Saúde) no Estado".