Mogi das Cruzes - Jundiapeba - União libera área de chacareiros

 

vitória Produtores agora estão regulares nas propriedades e esperam vicinais para escoar produtos
JULIANA CONTE
ESPECIAL PARA O DIÁRIO

A situação das 44 famílias de chacareiros que habitam a Fazenda Vargem do Rio Jundiaí, localizada no Distrito de Jundiapeba, foi oficialmente regularizada pelo Governo Federal. Há quase duas décadas, esses produtores rurais lutavam para conseguir a legalização das terras que pertenciam ao empresário Jacob Lopes, antigo proprietário da mineradora Itaquareia.

 A decisão foi publicada ontem no Diário Oficial e o imóvel possui aproximadamente 133 hectares.
Segundo o advogado dos chacareiros, Carlos Zambotto, essa ação representa um enorme progresso para as famílias, já que "depois de muita luta, essas terras finalmente pertencem aos produtores rurais e estão de acordo com a lei. Agora eles só precisam receber os contratos de concessão de uso".

O advogado adianta que, de acordo com conversa com o superintendente regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), José Giacomo Baccarin, é esperado que os agricultores tenham os contratos em mãos até o final de 2012. 

Em outubro do ano passado, o superintendente esteve no Distrito para realizar a imissão de posse, que foi quando as terras passaram a pertencer à Associação dos Produtores Rurais da Fazenda Vargem do Rio Jundiaí.

O presidente da associação, Iran Paula da Silva, conta que as famílias até já receberam uma planilha do Incra com explicações e incentivos para a utilização das propriedades. "Foi uma conquista extremamente importante para nós depois de tantos anos reivindicando. Conseguimos também firmar acordo com o Governo Federal de uma linha de crédito para a compra de equipamentos agrícolas, materiais de construção e insumos" relata Silva.

"A Prefeitura de Mogi também pretende estabelecer um acordo com o Incra para a construção de estradas vicinais para facilitar o fluxo das mercadorias desses produtores", acrescenta o advogado.


Pendências
Ainda existem dois processos judiciais que estão correndo na Justiça em busca de regularização de terras na região dos chacareiros. 

A primeira é de um terreno com cerca de 500 hectares, que era antiga propriedade da Santa Casa de São Paulo, e onde habita cerca de 400 famílias. "Com esse primeiro assentamento com certeza conseguiremos acelerar o processo de regularização dessas outras famílias. Já passou pelo Incra do Estado e agora falta aprovação do Ministério do Desenvolvimento Agrário", relata o deputado estadual Luiz Carlos Gondim (PPS), que acompanha a situação dos chacareiros desde o início.


Já a outra área com 100 alqueires, que fica no bairro do Conjunto Santo Ângelo, trata-se do terreno da Caixa Beneficente e tem aproximadamente 120 famílias. "Esse processo ainda está um pouco enrolado, pois está em fase de licença ambiental. Acredito que demorará mais uns dois anos para ficar regularizado", finaliza Zambotto.

Postagens mais visitadas deste blog