Mogi Das Cruzes - Fatec de Mogi ganhará novos cursos e vagas

Estudos para a ampliação da unidade da Faculdade de Tecnologia já estão sendo feitos e expansão deve ocorrer no atual prédio da instituição
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho
Unidade mogiana da Fatec, no bairro Mogilar, deve receber mais opções de cursos em breve
A Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Mogi das Cruzes terá a capacidade de atendimento ampliada. Por meio da Assessoria de Imprensa, a Fundação Paula Souza, entidade que gerencia as Fatecs no Estado, informou que "estão sendo realizados estudos iniciais para a ampliação" e que, "possivelmente, ela ocorrerá no atual prédio", localizado no Mogilar.
A elaboração do "programa pedagógico", desenvolvido pelo Centro Paula Souza em conjunto com a direção da faculdade mogiana, será o primeiro passo para aumentar o número de alunos e, consequentemente, a quantidade de cursos profissionalizantes.

A decisão de ampliar a Fatec ocorre dias depois do encontro entre o deputado estadual André do Prado (PR), a superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, o diretor da Fatec de Mogi, Fernando Juabre Muçouçah, e representantes da Prefeitura. A reunião, realizada na sede da entidade educacional, no centro de São Paulo, ocorreu na quinta-feira passada.

Atualmente, 700 estudantes frequentam os três cursos oferecidos (Tecnologia em Recursos Humanos, Tecnologia em Agronegócio e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas). O atual prédio não comporta novos alunos, situação que motivou o deputado estadual a solicitar a ampliação da parte estrutural.
"Nossa pretensão é colocar mais três cursos na unidade", disse o parlamentar republicano. Ele contou que a ideia é inserir disciplinas nas áreas de Metalurgia, Eletrônica e Gestão Ambiental.
O deputado revelou que, "durante a reunião, já havia sido definido que a instituição que coordena a unidade iria analisar o atual prédio e elaborar um estudo do custo das obras". "Queremos incluir o projeto na agenda de obras da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Metropolitano. Será preciso um investimento de até R$ 8 milhões", revelou Prado.
Segundo o deputado, o prédio deverá ganhar mais dois andares. Uma parte da atual estrutura precisará ser destruída. A parte ambiental também deverá ser equacionada, uma vez que a Fatec está localizada em uma Área de Proteção Ambiental (APA). "Os técnicos do Centro Paula Souza vão definir qual será o impacto naquela região e somente após esta análise é que a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) deverá ser acionada", afirmou.

"A região tem aumentado a oferta de emprego, mas os trabalhadores não estão capacitados. Precisamos de faculdades gratuitas e de alta qualidade, como a Fatec", avaliou.

Postagens mais visitadas deste blog