IFGF: quase 65% dos municípios do país têm gestão fiscal difícil ou crítica


A leitura do IFGF é simples: a pontuação varia entre 0 e 1. Quanto mais próximo de 1, melhor a gestão fiscal do município no ano em observação.
Conceito A (Gestão de Excelência): resultados superiores a 0,8 pontos.
Conceito B (Boa Gestão): resultados compreendidos entre 0,6 e 0,8 pontos.
Conceito C (Gestão em Dificuldade): resultados compreendidos entre 0,4 e 0,6 pontos.
Conceito D (Gestão Crítica): resultados inferiores a 0,4 pontos.


situação fiscal é difícil ou crítica para quase 65% dos municípios brasileiros, enquanto a excelência na gestão fiscal está restrita a 2% das cidades do país. As regiões Sul e Sudeste concentram os municípios com melhor qualidade de gestão fiscal, com 81 cidades entre as 100 melhores do Brasil.

Do lado oposto, aparecem Norte e Nordeste, com 93 municípios entre os 100 piores no que diz respeito à eficiência na gestão orçamentária das prefeituras.

 Os dados são do IFGF (Índice FIRJAN de Gestão Fiscal), criado pelo Sistema FIRJAN para avaliar a qualidade de gestão fiscal dos municípios brasileiros.
Em sua primeira edição e com periodicidade anual, o IFGF traz dados de 2010 e informações comparativas com os anos de 2006 até 2009. 

O estudo é elaborado exclusivamente com dados oficiais, declarados pelos próprios municípios à Secretaria do Tesouro Nacional.

O indicador considera cinco quesitos: IFGF Receita Própria, referente à capacidade de arrecadação de cada município;IFGF Gasto com Pessoal, que representa quanto os municípios gastam com pagamento de pessoal, medindo o grau de rigidez do orçamento; IFGF Liquidez, responsável por verificar a relação entre o total de restos a pagar acumulados no ano e os ativos financeiros disponíveis para cobri-los no exercício seguinte; IFGF Investimentos, que acompanha o total de investimentos em relação à receita líquida, e, por último, o IFGF Custo da Dívida, que avalia o comprometimento do orçamento com o pagamento de juros e amortizações de empréstimos contraídos em exercícios anteriores.

Os quatro primeiros têm peso de 22,5% sobre o resultado final. O IFGF Custo da Dívida, por sua vez, tem peso de 10%, por conta do baixo grau de endividamento dos municípios brasileiros.

O índice varia entre 0 e 1, quanto maior, melhor é a gestão fiscal do município. Cada município é classificado com conceitos A (Gestão de Excelência, acima de 0,8001 pontos)B (Boa Gestão, entre 0,6001 e 0,8)C (Gestão em Dificuldade, entre 0,4001 e 0,6) ou D (Gestão Crítica, inferiores a 0,4 pontos).
 
Em sua estreia, o IFGF avaliou 5.266 cidades brasileiras, onde vive 96% da população. Dos 5.565 municípios do país, 297 não apresentaram seus dados fiscais ao Tesouro Nacional até o fechamento do trabalho, em setembro do ano passado. São 43 municípios da Bahia, 34 do Pará, 33 de Minas Gerais, 29 do Piauí, 23 do Maranhão, 22 de Goiás, oito do Rio de Janeiro, além de 105 de outros 19 estados brasileiros.

Apesar de 2010 ter sido o ano de maior crescimento econômico do país desde 1986, o IFGF aponta que os municípios brasileiros estão, em média, em uma situação fiscal difícil. O índice Brasil atingiu 0,5321 pontos, influenciado pelo crítico desempenho do indicador deReceita Própria (0,2414 pontos), além da difícil situação retratada pelo IFGF Liquidez (0,5719) e pelo IFGF Gasto com Pessoal (0,5773).

Por outro lado, o IFGF Investimentos atingiu seu maior nível desde 2006 (0,6163 pontos), enquanto o IFGF Custo da Dívida manteve a melhor pontuação entre os cinco indicadores avaliados pelo estudo (0,8055 pontos).

São Paulo tem seis municípios entre os dez melhores do país
Grande parte das prefeituras brasileiras (43,7%), precisamente 2.302 municípios, foi avaliada em situação de dificuldade, enquanto 1.045 cidades (19,8%) aparecem em gestão crítica. 

Outras 1.824 prefeituras (aproximadamente 33%) apresentaram gestão fiscal boa, enquanto apenas 95 municípios no país ganharam conceito de excelência, uma década depois da promulgação da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), marco fundamental para a gestão pública brasileira.

O desempenho dos municípios mostrou que as desigualdades econômicas e sociais brasileiras se estendem à gestão fiscal. As regiões Sul e Sudeste dominaram o topo do ranking nacional: concentraram 79,8% dos 500 melhores resultados e apareceram em 81 das 100 primeiras colocações. Já na parte inferior do ranking, observou-se maciça presença de municípios do Norte e, principalmente, do Nordeste: 81,4% dos 500 piores resultados, com 93 municípios entre os 100 desempenhos mais baixos do IFGF.

O município de Santa Isabel, em Goiás, lidera o ranking nacional como a cidade com melhor eficiência na gestão fiscal: 0,9747 pontos. 

O estado de São Paulo tem seis municípios entre os dez melhores, lista em que Minas Gerais, Paraná e Pará também têm representantes.Completando o ranking Top 10, portanto, aparece em segundo lugar Poá (SP), seguida de Barueri (SP), Jeceaba (MG); Piracicaba (SP); Caraguatatuba (SP); Ourilândia do Norte (PA); Maringá (PR); Birigui (SP) e Paraibuna (SP).

Municípios do Nordeste predominam na lista dos dez piores. No ranking, em ordem decrescente, estão Pindoba (AL); Porto da Folha (SE); Conceição (PB); Lagoa de Dentro (PB); Buerarema (BA); Teixeira (PB); Conselheiro Mairinck (PR); Ibirataia (BA); Piaçabuçu (AL) e Ilha Grande (PI), pior gestão do país.

A Região Sul foi o grande destaque do IFGF, respondendo por quase 47,6% dos 500 melhores resultados em 2010, percentual duas vezes superior à sua representatividade em número de municípios (22,3%). Enquanto uma programação financeira eficiente foi primordial para o desempenho do Sudeste, o diferencial da região Sul foi o menor enrijecimento das contas públicas com a folha de salários, o que abriu espaço para elevados níveis de investimentos.

Em contraste, a região Nordeste ficou com a menor participação no Top 500 do IFGF 2010 (4,8%), embora seja a região brasileira com o maior número de municípios (1.654, ou 31,4% do total).
Melhores desempenhos entre as capitais: Porto Velho, Vitória e Porto Alegre
Ao contrário do que se poderia esperar, as capitais não apresentaram preponderância sobre os resultados brasileiros. Apenas sete ficaram entre os 500 melhores resultados do país no IFGF 2010. 

São elas: Porto Velho (0,8805), Vitória (0,8423) e Porto Alegre (0,8017), únicas capitais avaliadas com gestão fiscal de excelência, seguidas por São Paulo (0,7797), Curitiba (0,7684), Campo Grande (0,7617) e Florianópolis (0,7210). Os três últimos lugares no ranking das 26 capitais ficaram com Natal (0,4519), Macapá (0,4404) e Cuiabá (0,3713).

Melhor desempenho fiscal entre as capitais brasileiras e 12º lugar no ranking nacional, Porto Velho foi avaliada com conceito A em todos os indicadores, exceto no IFGF Gasto com Pessoal, em que recebeu conceito B. Na capital do estado de Rondônia, o aumento da arrecadação originado das obras de usinas hidrelétricas permitiu que a prefeitura investisse sem precisar postergar despesas nem se endividar para financiar os projetos.

São Paulo garantiu o quarto lugar entre as capitais brasileiras devido a notas máximas em duas das cinco variáveis pesquisadas: Receita Própria e Gasto com Pessoal. O que se observa é que a gestão fiscal do município foi bem-sucedida ao transformar seu potencial de arrecadação em recursos para os cofres municipais.

Na faixa intermediária do ranking das capitais, com desempenho geral bom (conceito B), Belo Horizonte (12° lugar) e Rio de Janeiro (14°) são exemplos de que ter elevado nível de arrecadação tributária não é garantia de bons resultados nos demais indicadores.

Na capital mineira registrou-se dificuldade na execução dos restos a pagar e elevado custo de endividamento. Já para a capital fluminense, além das despesas com juros e encargos da dívida, pesou o histórico de elevados gastos com a folha de salários. Em contrapartida, a cidade do Rio de Janeiro registrou uma situação de liquidez confortável, na qual os ativos financeiros superaram com folga os restos a pagar acumulados em 2010.

No último lugar do ranking encontra-se Cuiabá (0,3713 pontos), o pior resultado entre as capitais brasileiras e a única a apresentar conceito D, de gestão crítica, no resultado geral. A análise das contas públicas da capital mato-grossense revelou um quadro de elevado custo de endividamento – 2,2 vezes a média das capitais – e de significativo comprometimento com restos a pagar – em 2010 foram equivalentes a 1,5 vezes o ativo financeiro.

Dependência crônica: 83% dos municípios não geraram 20% de sua receita em 2010

O indicador Receita Própria, que mede o total de receitas geradas pelo município em relação ao total da receita corrente líquida, aponta a grande dependência dos municípios nas transferências de recursos das outras esferas de governo.

A maioria absoluta dos municípios (83%) foi avaliada com conceito D em 2010. Isso significa que 4.372 prefeituras geraram menos de 20% de sua receita, sendo os demais recursos transferidos por estados e União. Apenas 119 prefeituras (2,3%) obtiveram conceito A e 212 (4%), conceito B no IFGF Receita Própria.

IFGF Gasto com Pessoal, que representa quanto os municípios gastam com pagamento do quadro de funcionários, chama atenção para o descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal (2000), que limitou os gastos das prefeituras com pessoal em até 60% da receita. Uma década após a promulgação da lei, 384 municípios (7,3%) gastaram com pessoal mais do que o permitido.

IFGF Investimentos, indicador que acompanha o total de investimentos em relação à receita corrente líquida, confirmou que, em um ambiente de elevadas despesas correntes, tem sobrado pouco espaço para os investimentos capazes de promover o bem-estar da população, como iluminação pública de qualidade, transporte eficiente, escolas e hospitais bem equipados. O estudo constatou que metade dos municípios foi avaliada com conceito C e D. Essas prefeituras aplicaram, em média, 7% da receita em investimentos, percentual equivalente a 1/3 do investido pelas que foram avaliadas com conceito A e B.

IFGF Custo da Dívida, correspondente à relação entre as despesas de juros e amortizações e o total de receitas líquidas reais, apontou um quadro de baixo nível de endividamento. Estão em situação de gestão de excelência precisamente 3.079 municípios (58%), maior incidência dessa conceituação entre os indicadores acompanhados.

No IFGF Liquidez, responsável por verificar a relação entre o total de restos a pagar acumulados no ano e os ativos financeiros disponíveis para cobri-los no exercício seguinte, chamou a atenção que 19,5% dos municípios tenham sido avaliados com nota 0. Isso significa dizer que eles encerrarem o ano com mais restos a pagar do que recursos em caixa, ou seja, viraram 2010 no vermelho.
  

IFGF (Índice FIRJAN de Gestão Fiscal) LINCK
POSIÇÃO DO MUNICÍPIO NO RANKING


0.9575SPPoá
0.9413SPBarueri
0.9201SPPiracicaba
0.9145SPCaraguatatuba
0.8862SPBirigui
10º0.8850SPParaibuna
16º0.8677SPSão José do Rio Preto
17º0.8594SPIndaiatuba
20º0.8531SPPeruíbe
21º10º0.8526SPLouveira
23º11º0.8516SPSão Bernardo do Campo
24º12º0.8515SPJacareí
28º13º0.8447SPPirassununga
33º14º0.8397SPGuarulhos
37º15º0.8340SPGuararema
43º16º0.8299SPOlímpia
52º17º0.8255SPBauru
56º18º0.8190SPSorocaba
58º19º0.8184SPSão Roque
60º20º0.8179SPAraraquara
62º21º0.8159SPJundiaí
63º22º0.8149SPItu
65º23º0.8145SPSanto André
67º24º0.8134SPSão João da Boa Vista
71º25º0.8084SPMacaubal
73º26º0.8082SPAtibaia
75º27º0.8079SPCharqueada
79º28º0.8066SPVotuporanga
85º29º0.8055SPRibeirão Pires
96º30º0.7998SPPaulistânia
99º31º0.7987SPLeme
102º32º0.7982SPEmbu
114º33º0.7927SPCatanduva
133º34º0.7844SPPraia Grande
135º35º0.7830SPArapeí
136º36º0.7829SPArujá
142º37º0.7803SPRifaina
146º38º0.7798SPSantana de Parnaíba
147º39º0.7797SPSão Paulo
160º40º0.7758SPBilac
163º41º0.7755SPSão José dos Campos
177º42º0.7720SPItaí
183º43º0.7704SPBotucatu
185º44º0.7702SPArtur Nogueira
188º45º0.7688SPPresidente Prudente
194º46º0.7677SPIpeúna
195º47º0.7666SPSão Luís do Paraitinga
197º48º0.7659SPHortolândia
199º49º0.7651SPCaconde
206º50º0.7633SPOurinhos
213º51º0.7623SPCardoso
220º52º0.7610SPRegistro
232º53º0.7589SPMogi das Cruzes
236º54º0.7577SPVargem Grande do Sul
240º55º0.7572SPOsasco
245º56º0.7567SPLimeira
250º57º0.7557SPJambeiro
258º58º0.7549SPPiratininga
261º59º0.7540SPTaiúva
263º60º0.7539SPFranca
266º61º0.7533SPÁguas da Prata
280º62º0.7512SPPatrocínio Paulista
283º63º0.7508SPSão Carlos
284º64º0.7508SPPorto Ferreira
291º65º0.7489SPIaras
292º66º0.7488SPNeves Paulista
303º67º0.7470SPIlhabela
309º68º0.7464SPAparecida d'Oeste
316º69º0.7455SPPracinha
321º70º0.7450SPSão Caetano do Sul
328º71º0.7433SPÁguas de Santa Bárbara
331º72º0.7429SPÁguas de Lindóia
332º73º0.7425SPSuzanápolis
346º74º0.7394SPUbatuba
353º75º0.7385SPFernando Prestes
355º76º0.7381SPTaiaçu
360º77º0.7378SPItapevi
364º78º0.7369SPSanta Fé do Sul
366º79º0.7367SPIbaté
367º80º0.7367SPPorto Feliz
370º81º0.7358SPPalmeira d'Oeste
374º82º0.7355SPBady Bassitt
379º83º0.7350SPTanabi
393º84º0.7335SPSanta Isabel
405º85º0.7315SPRiolândia
408º86º0.7311SPSão Sebastião
426º87º0.7281SPMairiporã
427º88º0.7280SPIacri
443º89º0.7262SPAriranha
451º90º0.7257SPLavínia
462º91º0.7242SPSeverínia
464º92º0.7241SPSerra Negra
465º93º0.7238SPMineiros do Tietê
472º94º0.7233SPLindóia
474º95º0.7232SPTapiratiba
475º96º0.7230SPValentim Gentil
476º97º0.7229SPBertioga
482º98º0.7227SPCapivari
487º99º0.7224SPPereira Barreto
488º100º0.7222SPSão João de Iracema
496º101º0.7213SPCedral
500º102º0.7207SPHolambra
501º103º0.7207SPNova Castilho
502º104º0.7206SPCravinhos
513º105º0.7198SPSantos
516º106º0.7188SPGarça
532º107º0.7169SPAraras
547º108º0.7147SPJunqueirópolis
548º109º0.7146SPItápolis
568º110º0.7126SPBarão de Antonina
570º111º0.7122SPSanta Salete
577º112º0.7117SPLençóis Paulista
580º113º0.7115SPÁlvares Florence
585º114º0.7109SPGuapiara
593º115º0.7105SPMira Estrela
617º116º0.7082SPIbirá
622º117º0.7080SPGuaraçaí
623º118º0.7078SPSilveiras
626º119º0.7073SPNova Canaã Paulista
629º120º0.7072SPItirapina
647º121º0.7055SPCerquilho
650º122º0.7052SPTorre de Pedra
663º123º0.7037SPJumirim
667º124º0.7030SPSanta Rosa de Viterbo
668º125º0.7030SPBuritama
673º126º0.7028SPCesário Lange
681º127º0.7017SPGuaimbê
684º128º0.7014SPPederneiras
687º129º0.7011SPAuriflama
694º130º0.7005SPItuverava
698º131º0.6999SPCândido Mota
719º132º0.6981SPCaieiras
720º133º0.6980SPPorangaba
721º134º0.6980SPTupã
746º135º0.6960SPPedro de Toledo
748º136º0.6957SPItajobi
751º137º0.6955SPLucélia
754º138º0.6951SPCosmorama
755º139º0.6951SPBastos
756º140º0.6951SPSalto Grande
767º141º0.6942SPRinópolis
768º142º0.6941SPÁguas de São Pedro
769º143º0.6941SPSão Vicente
771º144º0.6939SPAraçatuba
774º145º0.6936SPAnalândia
777º146º0.6935SPRibeirão Preto
778º147º0.6935SPFloreal
780º148º0.6933SPBorebi
783º149º0.6932SPSanta Adélia
790º150º0.6925SPBrejo Alegre
796º151º0.6920SPTaboão da Serra
797º152º0.6920SPTapiraí
802º153º0.6913SPFerraz de Vasconcelos
804º154º0.6913SPSão Bento do Sapucaí
815º155º0.6903SPDuartina
818º156º0.6899SPBarra Bonita
828º157º0.6891SPSales
832º158º0.6886SPUbirajara
841º159º0.6876SPSão Miguel Arcanjo
842º160º0.6874SPTaquarituba
847º161º0.6868SPBoituva
854º162º0.6859SPRibeirão Grande
860º163º0.6853SPItatinga
870º164º0.6847SPConchal
872º165º0.6841SPBálsamo
874º166º0.6840SPGuapiaçu
880º167º0.6837SPBarretos
885º168º0.6831SPJacupiranga
887º169º0.6829SPDumont
890º170º0.6827SPGuarantã
892º171º0.6825SPRoseira
893º172º0.6825SPNova Aliança
909º173º0.6810SPSanta Rita do Passa Quatro
914º174º0.6801SPNova Independência
918º175º0.6796SPSão Pedro do Turvo
932º176º0.6783SPSaltinho
938º177º0.6779SPValinhos
945º178º0.6772SPJaci
946º179º0.6772SPMagda
949º180º0.6768SPGuareí
950º181º0.6767SPNazaré Paulista
956º182º0.6755SPPresidente Venceslau
960º183º0.6753SPAmérico de Campos
965º184º0.6749SPSertãozinho
966º185º0.6747SPCajati
990º186º0.6727SPFranco da Rocha
1028º187º0.6690SPFlórida Paulista
1037º188º0.6682SPBariri
1045º189º0.6674SPCândido Rodrigues
1047º190º0.6672SPAlumínio
1049º191º0.6671SPRibeirão Bonito
1055º192º0.6667SPTambaú
1070º193º0.6656SPCanitar
1078º194º0.6650SPValparaíso
1080º195º0.6649SPTatuí
1087º196º0.6640SPSanta Cruz da Conceição
1088º197º0.6640SPDivinolândia
1101º198º0.6629SPFernandópolis
1107º199º0.6618SPEspírito Santo do Turvo
1112º200º0.6615SPGuaraci
1113º201º0.6615SPRibeirão dos Índios
1130º202º0.6598SPRubinéia
1140º203º0.6592SPBofete
1149º204º0.6586SPJaboticabal
1150º205º0.6584SPSalto
1155º206º0.6580SPAngatuba
1161º207º0.6577SPCotia
1162º208º0.6577SPItaberá
1181º209º0.6567SPCubatão
1183º210º0.6565SPEspírito Santo do Pinhal
1192º211º0.6559SPÁlvares Machado
1200º212º0.6554SPGuaiçara
1204º213º0.6550SPAspásia
1205º214º0.6549SPAdamantina
1207º215º0.6547SPMonte Alegre do Sul
1208º216º0.6545SPSanto Antônio do Pinhal
1209º217º0.6545SPDois Córregos
1221º218º0.6538SPPopulina
1223º219º0.6537SPMorro Agudo
1238º220º0.6514SPArco-Íris
1251º221º0.6505SPTaubaté
1254º222º0.6503SPBuritizal
1266º223º0.6491SPCoronel Macedo
1267º224º0.6491SPTarumã
1273º225º0.6489SPNova Europa
1281º226º0.6484SPCajobi
1285º227º0.6480SPMendonça
1287º228º0.6477SPLuiziânia
1302º229º0.6466SPCapão Bonito
1308º230º0.6461SPPaulo de Faria
1311º231º0.6461SPPotim
1313º232º0.6460SPGavião Peixoto
1319º233º0.6453SPClementina
1330º234º0.6443SPJarinu
1331º235º0.6442SPParaíso
1333º236º0.6441SPParanapanema
1338º237º0.6436SPSão Joaquim da Barra
1357º238º0.6428SPRio das Pedras
1358º239º0.6426SPMirassol
1359º240º0.6425SPAnhembi
1363º241º0.6421SPTeodoro Sampaio
1364º242º0.6419SPPedrinhas Paulista
1366º243º0.6417SPViradouro
1369º244º0.6415SPItapecerica da Serra
1370º245º0.6415SPJosé Bonifácio
1371º246º0.6414SPRio Grande da Serra
1374º247º0.6411SPZacarias
1376º248º0.6410SPItatiba
1378º249º0.6410SPEmbu-Guaçu
1387º250º0.6400SPJuquiá
1392º251º0.6396SPPaulínia
1393º252º0.6394SPRubiácea
1395º253º0.6390SPParisi
1400º254º0.6387SPItapura
1401º255º0.6387SPSud Mennucci
1402º256º0.6385SPPresidente Epitácio
1403º257º0.6385SPTaguaí
1405º258º0.6384SPOnda Verde
1411º259º0.6376SPAraçariguama
1414º260º0.6374SPPiracaia
1416º261º0.6373SPDobrada
1417º262º0.6372SPSanta Gertrudes
1424º263º0.6364SPGabriel Monteiro
1428º264º0.6363SPItanhaém
1430º265º0.6360SPDracena
1434º266º0.6358SPMirante do Paranapanema
1437º267º0.6356SPIlha Comprida
1438º268º0.6356SPQuatá
1443º269º0.6352SPEstrela d'Oeste
1445º270º0.6349SPLavrinhas
1453º271º0.6343SPOcauçu
1465º272º0.6334SPSanta Albertina
1485º273º0.6319SPSanta Ernestina
1493º274º0.6315SPSanto Antônio do Aracanguá
1497º275º0.6312SPPiedade
1501º276º0.6308SPBragança Paulista
1504º277º0.6306SPPalmital
1505º278º0.6303SPParaguaçu Paulista
1511º279º0.6297SPAltinópolis
1515º280º0.6292SPJales
1521º281º0.6284SPPitangueiras
1525º282º0.6283SPSão José do Rio Pardo
1532º283º0.6279SPCanas
1537º284º0.6276SPIperó
1553º285º0.6263SPPromissão
1557º286º0.6262SPIpuã
1561º287º0.6259SPPoloni
1564º288º0.6257SPCabreúva
1576º289º0.6248SPEmilianópolis
1579º290º0.6244SPGuararapes
1580º291º0.6244SPSanta Clara d'Oeste
1595º292º0.6234SPSanta Cruz das Palmeiras
1599º293º0.6230SPSanta Rita d'Oeste
1606º294º0.6225SPCosmópolis
1624º295º0.6208SPEngenheiro Coelho
1628º296º0.6204SPMeridiano
1633º297º0.6202SPAnhumas
1637º298º0.6199SPAmparo
1640º299º0.6196SPFrancisco Morato
1651º300º0.6190SPPirangi
1653º301º0.6188SPSão Francisco
1665º302º0.6181SPGetulina
1674º303º0.6174SPSalto de Pirapora
1677º304º0.6173SPMariápolis
1680º305º0.6172SPItaju
1685º306º0.6167SPPratânia
1687º307º0.6166SPVotorantim
1694º308º0.6160SPItirapuã
1699º309º0.6158SPMonções
1703º310º0.6154SPParanapuã
1708º311º0.6150SPUru
1722º312º0.6135SPJandira
1732º313º0.6124SPCabrália Paulista
1741º314º0.6120SPTietê
1744º315º0.6119SPOrindiúva
1745º316º0.6119SPBento de Abreu
1749º317º0.6118SPPindorama
1765º318º0.6108SPJoão Ramalho
1766º319º0.6108SPDirce Reis
1767º320º0.6108SPJeriquara
1774º321º0.6103SPMartinópolis
1778º322º0.6101SPLucianópolis
1784º323º0.6096SPOuro Verde
1795º324º0.6089SPBrotas
1807º325º0.6082SPIepê
1826º326º0.6064SPPlatina
1828º327º0.6062SPIpiguá
1835º328º0.6056SPDourado
1859º329º0.6045SPEchaporã
1867º330º0.6038SPVista Alegre do Alto
1872º331º0.6036SPGuaíra
1873º332º0.6034SPMonte Mor
1880º333º0.6028SPGuarujá
1884º334º0.6024SPRio Claro
1890º335º0.6017SPPotirendaba
1894º336º0.6016SPNova Luzitânia
1895º337º0.6015SPOrlândia
1897º338º0.6015SPBraúna
1912º339º0.6004SPIpaussu
1925º340º0.5996SPItaóca
1938º341º0.5989SPÓleo
1946º342º0.5982SPIacanga
1947º343º0.5982SPCampos Novos Paulista
1951º344º0.5981SPBarra do Chapéu
1955º345º0.5975SPNuporanga
1966º346º0.5969SPTrês Fronteiras
1968º347º0.5967SPSuzano
1977º348º0.5960SPMiracatu
1985º349º0.5957SPItaporanga
1986º350º0.5956SPRafard
1994º351º0.5946SPUnião Paulista
1996º352º0.5945SPAraçoiaba da Serra
2004º353º0.5941SPUrânia
2011º354º0.5933SPJoanópolis
2018º355º0.5928SPVargem Grande Paulista
2020º356º0.5927SPPiraju
2046º357º0.5905SPAreias
2047º358º0.5904SPAramina
2049º359º0.5903SPTaquaral
2060º360º0.5893SPCristais Paulista
2061º361º0.5892SPSão José do Barreiro
2066º362º0.5885SPInúbia Paulista
2073º363º0.5880SPCruzália
2076º364º0.5876SPCerqueira César
2091º365º0.5863SPBebedouro
2097º366º0.5859SPMacatuba
2108º367º0.5849SPCampinas
2115º368º0.5846SPEmbaúba
2122º369º0.5839SPAdolfo
2129º370º0.5838SPRosana
2130º371º0.5837SPSão José da Bela Vista
2132º372º0.5836SPPilar do Sul
2139º373º0.5830SPTaquaritinga
2140º374º0.5830SPManduri
2159º375º0.5817SPOsvaldo Cruz
2160º376º0.5817SPSagres
2166º377º0.5814SPItapira
2170º378º0.5809SPSanta Bárbara d'Oeste
2181º379º0.5801SPMonte Aprazível
2185º380º0.5800SPLaranjal Paulista
2189º381º0.5797SPFernão
2200º382º0.5792SPJaú
2204º383º0.5789SPBoa Esperança do Sul
2209º384º0.5784SPCastilho
2212º385º0.5782SPSão Simão
2214º386º0.5776SPMonteiro Lobato
2220º387º0.5774SPLins
2223º388º0.5773SPTabapuã
2225º389º0.5772SPNovo Horizonte
2228º390º0.5770SPPedregulho
2232º391º0.5768SPSabino
2244º392º0.5759SPColômbia
2250º393º0.5754SPBom Jesus dos Perdões
2257º394º0.5750SPSão Sebastião da Grama
2278º395º0.5734SPAssis
2280º396º0.5734SPBoracéia
2310º397º0.5713SPSandovalina
2314º398º0.5709SPNova Guataporanga
2315º399º0.5707SPSalmourão
2321º400º0.5705SPPariquera-Açu
2322º401º0.5703SPPenápolis
2325º402º0.5700SPIlha Solteira
2326º403º0.5699SPIbitinga
2331º404º0.5692SPCatiguá
2344º405º0.5678SPJaborandi
2351º406º0.5668SPMorungaba
2355º407º0.5667SPJaguariúna
2356º408º0.5667SPOuroeste
2357º409º0.5664SPPontalinda
2361º410º0.5661SPGuaratinguetá
2372º411º0.5654SPQueluz
2377º412º0.5651SPCorumbataí
2389º413º0.5640SPPirajuí
2394º414º0.5632SPPedreira
2399º415º0.5629SPTurmalina
2401º416º0.5626SPSão Pedro
2407º417º0.5622SPMirandópolis
2410º418º0.5622SPPirapozinho
2415º419º0.5612SPRancharia
2424º420º0.5605SPItaquaquecetuba
2433º421º0.5599SPItapetininga
2449º422º0.5584SPSão João das Duas Pontes
2452º423º0.5582SPMirassolândia
2459º424º0.5575SPSales Oliveira
2475º425º0.5563SPAlto Alegre
2477º426º0.5562SPElisiário
2479º427º0.5560SPBorá
2480º428º0.5560SPMoji Mirim
2487º429º0.5556SPSanto Expedito
2528º430º0.5526SPCampo Limpo Paulista
2534º431º0.5522SPOscar Bressane
2536º432º0.5519SPRiversul
2537º433º0.5519SPQuadra
2539º434º0.5517SPBrodowski
2541º435º0.5515SPIgarapava
2550º436º0.5509SPMesópolis
2552º437º0.5509SPItapeva
2565º438º0.5502SPPinhalzinho
2568º439º0.5497SPMonte Alto
2574º440º0.5488SPRibeirão do Sul
2586º441º0.5481SPSantópolis do Aguapeí
2587º442º0.5480SPSete Barras
2590º443º0.5477SPSanta Cruz do Rio Pardo
2607º444º0.5468SPPresidente Bernardes
2617º445º0.5463SPPompéia
2620º446º0.5463SPPereiras
2635º447º0.5454SPAmericana
2636º448º0.5453SPTupi Paulista
2644º449º0.5448SPMogi Guaçu
2654º450º0.5437SPIgaratá
2667º451º0.5424SPMonte Azul Paulista
2676º452º0.5415SPSebastianópolis do Sul
2684º453º0.5411SPSerrana
2695º454º0.5402SPSanta Cruz da Esperança
2710º455º0.5386SPCajuru
2714º456º0.5383SPChavantes
2719º457º0.5380SPNarandiba
2723º458º0.5377SPUrupês
2736º459º0.5364SPOriente
2745º460º0.5357SPSanto Antônio da Alegria
2754º461º0.5349SPNova Campina
2761º462º0.5344SPPindamonhangaba
2768º463º0.5339SPPedranópolis
2769º464º0.5339SPGeneral Salgado
2775º465º0.5336SPMauá
2792º466º0.5324SPPiacatu
2799º467º0.5320SPSanto Antônio de Posse
2809º468º0.5311SPVárzea Paulista
2841º469º0.5284SPBocaina
2848º470º0.5279SPMarinópolis
2859º471º0.5270SPPlanalto
2869º472º0.5263SPAgudos
2886º473º0.5250SPMatão
2894º474º0.5242SPQueiroz
2895º475º0.5239SPConchas
2906º476º0.5226SPEldorado
2907º477º0.5226SPIrapuã
2926º478º0.5211SPSantana da Ponte Pensa
2949º479º0.5188SPIndiaporã
2959º480º0.5174SPRibeirão Corrente
2964º481º0.5171SPSão João do Pau d'Alho
2975º482º0.5165SPSanto Antônio do Jardim
2980º483º0.5162SPArandu
3008º484º0.5144SPJardinópolis
3013º485º0.5139SPCaçapava
3020º486º0.5134SPAmérico Brasiliense
3030º487º0.5129SPMongaguá
3036º488º0.5125SPTuiuti
3047º489º0.5117SPQuintana
3051º490º0.5111SPBorborema
3063º491º0.5103SPBernardino de Campos
3079º492º0.5087SPNova Odessa
3092º493º0.5080SPIcém
3100º494º0.5074SPSocorro
3101º495º0.5074SPGuará
3128º496º0.5052SPGlicério
3136º497º0.5046SPItupeva
3137º498º0.5046SPTrabiju
3142º499º0.5039SPItararé
3145º500º0.5037SPNhandeara
3149º501º0.5033SPSanto Anastácio
3153º502º0.5030SPSanta Mercedes
3155º503º0.5027SPBatatais
3169º504º0.5012SPFlorínia
3212º505º0.4975SPAparecida
3259º506º0.4941SPIgaraçu do Tietê
3260º507º0.4939SPLourdes
3267º508º0.4933SPPardinho
3295º509º0.4906SPCunha
3316º510º0.4892SPNova Granada
3319º511º0.4890SPCajamar
3324º512º0.4884SPNipoã
3325º513º0.4884SPAlfredo Marcondes
3350º514º0.4863SPMonte Castelo
3351º515º0.4863SPCananéia
3357º516º0.4859SPGuariba
3364º517º0.4852SPCafelândia
3367º518º0.4849SPCordeirópolis
3369º519º0.4848SPCampina do Monte Alegre
3401º520º0.4823SPMarapoama
3429º521º0.4805SPGuzolândia
3438º522º0.4797SPAlambari
3455º523º0.4779SPPiquete
3470º524º0.4765SPTabatinga
3478º525º0.4754SPDiadema
3481º526º0.4753SPGália
3492º527º0.4744SPColina
3493º528º0.4743SPElias Fausto
3497º529º0.4738SPMombuca
3499º530º0.4735SPUbarana
3524º531º0.4714SPMaracaí
3538º532º0.4696SPIndiana
3539º533º0.4695SPSanta Maria da Serra
3542º534º0.4694SPAvaré
3561º535º0.4678SPAlvinlândia
3565º536º0.4676SPCampos do Jordão
3573º537º0.4667SPAguaí
3592º538º0.4647SPLutécia
3611º539º0.4633SPVargem
3624º540º0.4613SPTuriúba
3642º541º0.4589SPLagoinha
3648º542º0.4587SPSerra Azul
3651º543º0.4586SPAreiópolis
3654º544º0.4585SPSumaré
3666º545º0.4570SPPresidente Alves
3667º546º0.4569SPSalesópolis
3689º547º0.4551SPDescalvado
3691º548º0.4548SPGastão Vidigal
3694º549º0.4546SPLupércio
3703º550º0.4537SPItariri
3710º551º0.4526SPPalestina
3713º552º0.4524SPPiquerobi
3718º553º0.4519SPNovais
3738º554º0.4506SPApiaí
3758º555º0.4489SPIracemápolis
3790º556º0.4456SPNantes
3809º557º0.4434SPPacaembu
3859º558º0.4384SPIrapuru
3862º559º0.4382SPRincão
3869º560º0.4375SPGuatapará
3886º561º0.4364SPPanorama
3892º562º0.4360SPHerculândia
3904º563º0.4346SPReginópolis
3908º564º0.4345SPPedra Bela
3944º565º0.4307SPItobi
3945º566º0.4306SPEstrela do Norte
3951º567º0.4300SPSanta Branca
3977º568º0.4272SPRegente Feijó
3992º569º0.4260SPSão Manuel
4001º570º0.4249SPAltair
4012º571º0.4233SPBuri
4026º572º0.4220SPTerra Roxa
4030º573º0.4212SPCasa Branca
4037º574º0.4206SPTorrinha
4050º575º0.4191SPMarília
4056º576º0.4187SPIbirarema
4068º577º0.4179SPMococa
4075º578º0.4169SPUchoa
4118º579º0.4108SPNatividade da Serra
4134º580º0.4097SPDolcinópolis
4141º581º0.4084SPMacedônia
4156º582º0.4064SPCarapicuíba
4162º583º0.4060SPMairinque
4173º584º0.4053SPItapirapuã Paulista
4179º585º0.4045SPArealva
4180º586º0.4045SPTremembé
4192º587º0.4031SPIguape
4197º588º0.4028SPCachoeira Paulista
4205º589º0.4020SPPaulicéia
4218º590º0.4005SPAvanhandava
4221º591º0.4001SPPalmares Paulista
4226º592º0.3992SPVinhedo
4239º593º0.3981SPÁlvaro de Carvalho
4257º594º0.3964SPLuís Antônio
4262º595º0.3961SPCapela do Alto
4267º596º0.3952SPBarbosa
4294º597º0.3895SPRibeirão Branco
4303º598º0.3879SPBom Sucesso de Itararé
4318º599º0.3859SPVera Cruz
4350º600º0.3822SPParapuã
4422º601º0.3709SPCoroados
4426º602º0.3702SPCruzeiro
4441º603º0.3675SPSão Lourenço da Serra
4466º604º0.3649SPTaquarivaí
4500º605º0.3597SPIporanga
4508º606º0.3585SPIbiúna
4531º607º0.3550SPLorena
4570º608º0.3499SPEuclides da Cunha Paulista
4572º609º0.3499SPBarra do Turvo
4582º610º0.3482SPEstiva Gerbi
4662º611º0.3349SPMiguelópolis
4674º612º0.3333SPRibeira
4696º613º0.3303SPSarapuí
4714º614º0.3279SPItapuí
4732º615º0.3239SPPontal
4761º616º0.3177SPBalbinos
4781º617º0.3139SPJuquitiba
4797º618º0.3111SPRedenção da Serra
4827º619º0.3056SPTarabai
4834º620º0.3045SPTaciba
4857º621º0.3007SPAvaí
4989º622º0.2734SPMurutinga do Sul
5015º623º0.2653SPSanta Lúcia
5047º624º0.2574SPPongaí
5064º625º0.2496SPBananal
5066º626º0.2484SPMarabá Paulista
5186º627º0.1906SPVitória Brasil
5189º628º0.1883SPPirapora do Bom Jesus
5199º629º0.1794SPGuarani d'Oeste
SPAndradina
SPBarrinha
SPBiritiba-Mirim
SPCaiabu
SPCaiuá
SPCássia dos Coqueiros
SPFartura
SPFlora Rica
SPJúlio Mesquita
SPMotuca
SPPontes Gestal
SPPradópolis
SPRestinga
SPSarutaiá
SPTejupá
SPTimburi

Postagens mais visitadas deste blog