Hospital Luzia de Pinho Melo deve ganhar estrutura completa para casos de câncer

O governador Geraldo Alckmin e também o secretário estadual de Saúde, Giovanni Guido Cerri, estiveram em Mogi das Cruzes na manhã desta sexta-feira (30) para inaugurar o Ambulatório Médico de Especialidades (AME). A unidade já funciona desde o começo de março e atende a pacientes de várias cidades do Alto Tietê.

Entre as especialidades atendidas na unidade estão cirurgia geral/gastroenterologia, cirurgia vascular, cirurgia ortopédica e oftalmológica. Para ser atendido na unidade é preciso ter o encaminhamento de médicos da rede básica de saúde. O espaço foi construído pelo município, mas o gerenciamento é feito pelo governo do Estado.

Vários outros assuntos foram discutidos durante a visita, como o descredenciamento do Hospital do Câncer de Mogi das Cruzes do Sistema Único de Saúde (SUS) e a situação dos hospitais Santa Marcelina, de Itaquaquecetuba, e Regional, de Ferraz de Vasconcelos.

Hospital do Câncer de Mogi das Cruzes

A Secretaria Estadual de Saúde entrou com um processo no Ministério de Saúde para descredenciar o Hospital do Câncer de Mogi das Cruzes do Sistema Único de Saúde (SUS). A notícia assustou os pacientes que dependem da unidade.

A medida foi tomada depois de uma auditoria feita no local. O relatório apontou irregularidades em 85% dos 103 prontuários analisados. O hospital teria cobrado tratamentos de pacientes atendidos pelo SUS, além de fazer tratamentos experimentais sem autorização deles. O documento também aponta que um mesmo procedimento era cobrado duas vezes, uma do SUS e outra do plano de saúde.

O hospital atende cerca de 1,5 mil pacientes e 60% deles são do Sistema Único de Saúde. Agora, segundo a determinação da Secretaria Estadual de Saúde, eles vão ser transferidos para o Instituto do Câncer, na capital. Já os casos de urgência e emergência serão atendidos no Hospital Luzia de Pinho Melo, em Mogi das Cruzes.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Giovanni Guido Cerri, duas alternativas vão ser adotadas: o tratamento dos pacientes de Mogi das Cruzes vai poder ser feito integralmente no Hospital Luzia de Pinho Melo, incluindo quimioterapia e radioterapia, depois de adequações. Uma outra unidade vai ser feita em Guarulhos.

O governador Geraldo Alckmin explicou que os pacientes que estão em tratamento na unidade vão continuar. Novos casos serão atendidos no Hospital Luzia de Pinho Melo tanto para cirurgia quanto atendimento clínico. A quimioterapia vai começar a funcionar na unidade de Mogi das Cruzes em 90 dias. Já os casos de radioterapia, por enquanto, serão encaminhados para a capital. 

Ambulatório do Santa Marcelina e Hospital Regional

Centenas de pacientes ficaram sem atendimento no ambulatório de especialidades do Hospital Santa Marcelina, em Itaquaquecetuba. Desde dezembro de 2011, o departamento está sem receber novos pacientes, apenas aqueles com consultas agendadas anteriormente são atendidos. Mas, depois do retorno, eles são informados que não poderão continuar com o tratamento no hospital.

Por enquanto, quem precisa de uma vaga em outros hospitais precisa procurar a Secretaria Municipal de Saúde. A prefeitura tenta encaixar os pacientes em outros hospitais.

O secretário estadual de Saúde, Giovanni Guido Cerri, explicou que o Estado busca soluções junto com a Prefeitura de Itaquaquecetuba. O objetivo é que apenas casos de alta complexidade sejam tratados no hospital estadual. Situações mais simples devem ser atendidas na rede municipal. 

No Hospital Regional de Ferraz de Vasconcelos, os pacientes se queixam que procuram a unidade e não encontram atendimento por causa da falta de médicos. A unidade 370 médicos para atender as 30 mil pessoas que procuram a unidade por mês.

Um concurso será realizado para contratação de profissionais, segundo o secretário. Também será divulgado em abril um plano de cargos e salários para esses profissionais da rede estadual
.

Postagens mais visitadas deste blog