Condemat - Prefeitos da região começam a definir pedidos ao Estado





Encontros sobre vários temas resultarão em projetos que serão levados para o governador
Bras Santos
Da Região





Educação, saúde e transporte foram os principais temas discutidos ontem, em reuniões do Condemat em Mogi, Suzano e Arujá
Para melhorar a educação, mais creches, reforma de escolas, ampliação do transporte escolar e dos cursos para educação de jovens, adultos e alunos especiais, além de mais Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e Escolas Técnicas Estaduais (Etecs).

Na área da saúde, mais dinheiro às Santas Casas, recursos para a obra de um hospital geral em Suzano e serviços especializados de oncologia e de atendimento à mulher. Em transporte, a execução de obras viárias que atenderiam a vários municípios.

Essas foram as primeiras indicações das reuniões temáticas sobre educação, saúde e transportes, realizadas ontem pelo Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) nas cidades de Suzano, Mogi das Cruzes e Arujá.

Por meio desses encontros entre os secretários municipais de cada área, as prefeituras deverão definir, até o próximo dia 12, obras e serviços que desejam aprovar no governo do Estado. No dia 30 deste mês, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) estará em Mogi para divulgar a relação de projetos de interesse regional que serão executados nos próximos três anos a partir da Agenda Metropolitana Paulista.

No mês passado, o Condemat apresentou 28 propostas consideradas de alcance regional e metropolitano. Elas estão sendo avaliadas por diferentes secretarias estaduais.

Na série de reuniões iniciada ontem em diversas cidades do Alto Tietê, o objetivo principal era a discussão dos secretários de cada área para a definição do que cada cidade mais precisa em educação, saúde, transportes e outros setores, conforme orientação da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Metropolitano, que está coordenando a elaboração da Agenda. Mas, à exceção de uma indicação ou outra, a lista do que cada município espera receber do governo estadual não foi preparada ou divulgada.

Em Suzano, por exemplo, os representantes dos prefeitos para a pasta da educação concluíram que precisam de mais creches, de reformas em escolas, ampliação do transporte escolar e outros serviços. Mas a relação completa do que cada cidade pedirá será apresentada nos próximos dias, segundo informações da Secretaria Geral do Condemat.
Na reunião dos secretários de Saúde em Arujá, uma representante da Prefeitura de Suzano propôs a liberação de recursos para a construção de um hospital na cidade. Não se sabe, entretanto, para qual dos dois projetos (um do governo federal e outro do estadual) a administração municipal quer verbas. Falou-se também da necessidade urgente de o Estado aumentar o repasse de recursos às Santas Casas de Suzano, Mogi e, especialmente, de Salesópolis e Santa Isabel. Hoje, prosseguem as reuniões temáticas.

Postagens mais visitadas deste blog