Agenda Metropolitana: Suzano pede conclusão da Marginal do Una


Na reunião temática de Transporte Público de Passageiros, Logística e Infraestrutura realizada ontem por secretários municipais do Alto Tietê em cumprimento à Agenda Metropolitana. A secretária de Transportes, Sistema Viário, Trânsito e Mobilidade Urbana de Suzano, Lúcia dos Santos Montibeller, encaminhou o pedido de conclusão da Avenida Governador Mário Covas Júnior, a Marginal do Una, ao Estado.
Caso a proposta seja acatada, a avenida fará ligação direta com a Rodovia Índio Tibiriçá (SP-31), descongestionando a Avenida Antonio Marques Figueira, que em horários de pico, comporta uma quantidade excessiva de veículos. Além da SP-31, a conclusão da Marginal do Una dará vazão também a Rodovia Henrique Eroles (SP-66).
De acordo com a secretária, a intenção da obra não será beneficiar somente Suzano, mas todas as cidades vizinhas que utilizam as duas rodovias. "Será muito importante para nós que essa obra seja contemplada. Nossa prioridade é tirar o intenso fluxo de caminhões que circula no Centro da cidade por não terem opções de desvio direto".
Segundo ela, a relevância regional da obra de infraestrutura na cidade será o principal argumento para que o projeto seja viabilizado. "Estou muito confiante com a segunda pista da Marginal do Una, ela poderá ser feita simultaneamente com outras pistas de acesso, além de ser teoricamente uma obra não muito cara", afirma.
O término da segunda pista da marginal dará acesso também à alça do Trecho Leste do Rodoanel Mário Covas (SP-21) em Suzano, além de uma possível construção da Perimetral da Copa, que foi uma das propostas apresentadas anteriormente pelo presidente do Consórcio de Desenvolvimento Metropolitano do Alto Tietê (Condemat), Jorge Abissamra (PSB), e reapresentadas pelos seus secretários presentes na reunião.
A obra de conclusão da Marginal do Una está calculada em torno de R$ 18 milhões e sua construção seria a curto prazo, tendo em vista que ela não prejudicaria o trânsito no Centro de Suzano.
Atualmente, o motorista que utiliza a via em horários de pico para se locomover até o distrito de Palmeiras, por exemplo, precisa passar pela Avenida Marques Figueira para poder ter acesso à SP-31. Com a obra concluída, será possível o motorista ter um acesso mais rápido e direto com a rodovia até a Praça Sol Nascente. “Esse é um projeto antigo da Prefeitura de Suzano, já está no papel, pronto para ser desenvolvido. Será um avanço para a mobilidade da cidade, isso porque todo o fluxo de veículos pesados nas ruas do Centro será diminuído”, salienta.
INTEGRAÇÃO Outra proposta apresentada não somente por Lúcia, mas por todos os secretários das onze cidades englobadas na Agenda Metropolitana do Alto Tietê é a integração dos ônibus com o trem e o metrô em todos os sistemas viários das cidades. “Será fundamental que esse projeto seja visto com bons olhos pelo governador (Geraldo Alckmin - PSDB), isso beneficiará muito os estudantes que fazem essa integração várias vezes no dia, além de economizarem tempo entre as passagens”.

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