SUZANO - Agfa Graphics exportará 40% da produção de chapas digitais para América Latina

Expansão da fábrica também resultou na modernização do processo produtivo com práticas ecologicamente mais corretas que possibilitarão a redução de emissão poluentes na atmosfera e utilização de água
  ARNALDO NUNES

    
Com investimento de US$ 20 milhões e a conclusão das obras de expansão da fábrica em Suzano, a Agfa Graphics exportará 40% de sua produção para a América Latina e alçará a cidade à posição estratégica no mercado continental. O percentual é quatro vezes maior do que o registrado atualmente. A Agfa atua no ramo de pré-impressão atendendo a clientes nos setores gráfico, jornalístico, de embalagens e de comunicação visual.

A ampliação da planta, que também resultou na modernização do processo produtivo, garantiu mais autonomia e perspectiva à unidade suzanense que de forma gradativa começa a substituir as chapas analógicas pelas digitais – uma exigência cada vez maior do mercado. Estas últimas dispensam a utilização de fotolito no momento da impressão. Nesta nova fase, dos seis tipos de chapas produzidas hoje pela Agfa, quatro já são digitais.

O anúncio e a apresentação do novo parque industrial da Agfa em Suzano foram feitos na manhã desta quinta-feira (17/11) com a presença do presidente da empresa no Brasil e na América Latina, Fabrizio Valentini. Na ocasião, o prefeito Marcelo Candido foi representado pelo vice-prefeito e secretário municipal de Governo, Walter Bio, que foi acompanhado dos secretários municipais Mauro Vaz (Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Negócios e Turismo) e Michele de Sá Vieira (Meio Ambiente), além do diretor de Indústria e Comércio da Prefeitura de Suzano, Romildo Campelo.

Recepcionado pela diretoria da empresa, Bio aproveitou para salientar os investimentos feitos na cidade e que também contribuirão para consolidar a ampliação da Agfa em Suzano. “Nosso município terá o Rodoanel e o Polo de Ensino Superior e de Tecnologia, o que permitirá uma profissionalização mais adequada de nossos jovens. Se por um lado há investimento privado também mostramos que em Suzano existe a aplicação de recursos públicos em ações que visam melhorar a qualidade de vida das pessoas o que reflete também na produção industrial”, salientou o vice-prefeito.

“Um investimento na empresa representa um investimento na cidade também, pois a ampliação da produção significará maior transferência de recursos, por meio do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), para nosso município”, afirmou Mauro Vaz. Apesar de não ter representado ampliação do quadro de funcionários, a direção da empresa ressaltou os investimentos em requalificação profissional e no aumento de mão-de-obra indireta como resultados do aporte financeiro.

A preocupação com a preservação ambiental também foi ponto de destaque na apresentação. De acordo com dados da Agfa, a produção das chapas exige normalmente um consumo de 10 litros de água por metro quadrado. Em Suzano, o consumo é de 8,5 litros, índice considerado bastante satisfatório inclusive se comparado a outros países. A água utilizada pela empresa é retirada do rio Tietê e devolvida devidamente tratada.

Apesar dos avanços apresentados pela empresa no setor ambiental, a secretária de Meio Ambiente de Suzano avalia que ainda é necessário aprofundar as ações. “A Política Nacional de Recursos Sólidos trabalha com a ideia da logística reversa, ou seja, além de vender seus produtos, as empresas precisam ser responsáveis pela sua destinação final. Na prática, isso significa garantir que o descarte não seja feito de qualquer maneira. Neste aspecto, quero colocar a secretaria à disposição para, em conjunto com a Agfa, discutir a aplicação efetiva desta política no município”, disse Michele. Segundo ela, a Prefeitura tem projetos em condições de atender às exigências da política nacional.

O faturamento global da Agfa, que tem sede na Alemanha, gira em torno de 2, 9 bilhões de euros. Em Suzano, o faturamento deverá alcançar US$ 100 milhões em 2012 e, mantidas as condições econômicas favoráveis, o total representará um aumento de 10% no lucro da empresa. A Agfa tem cerca de 36% do mercado brasileiro. Junto com suas principais concorrentes – Fuji e Kodak – domina 75% da produção de chapas digitais no mundo.



SAIBA MAIS -



Agfa Brazil - Suzano (Manufacturing)

address:Avenida Jorge Bei Maluf, 2100
08686-000 Suzano - SP
Brazil
tel.:(55) 11 4745-8378
fax:(55) 11 4745-8626


Agfa-Gevaert

A Agfa, uma companhia de mais de 140 anos e líder mundial no segmento de imagens, desenvolve, fabrica e comercializa sistemas digitais e analógicos direcionados principalmente para o mercado de pré-impressão e impressão, healthcare e filmes industriais. Dentro da companhia, essas divisões são denominadas Agfa Graphics, Agfa HealthCare e Specialty Industries.
Com sede em Mortsel, Bélgica, a Agfa possui 11 centros de fabricação e distribui para mais de 100 países em todo o mundo.

Agfa Graphics

A Agfa Graphics possui mais de 4.800 funcionários e é líder mundial em soluções de pré-impressão. Oferecemos aos diferentes segmentos - comercial, jornal e embalagem - as mais completas soluções em workflow, gerenciamento de projetos, computer-to-film, computer-to-plate e provas. Sendo o maior fornecedor de chapas do mundo, produzimos chapas analógicas e digitais: térmicas, à luz visível e chemistry-free. Deste modo, oferecemos soluções avançadas para diversas aplicações. 
A empresa também atende o mercado de sinalização com sistemas de impressão jato de tinta em grandes formatos, além do mercado de impressão industrial de baixas e médias tiragens. Enxergando o potencial da impressão jato de tinta, a companhia está investindo intensamente no desenvolvimento de tecnologias inovadoras para preencher as necessidades do mercado.

Fabricação

A Agfa Graphics tem centros de fabricação na Europa, Estados Unidos, Ásia e América do Sul. No Brasil, a fábrica está localizada em Suzano-SP, seguindo os padrões mais modernos e de fabricação e atendendo os critérios mais rigorosos de qualidade. Já o grupo de desenvolvimento de soluções de software e workflow, provas e impressão digital está localizado em Ghent e Mortsel, ambos na Bélgica.
Foi inaugurado no início de 2010, na fábrica da Agfa em Suzano, o Operations Care, uma área de cerca de 100 m2 que tem como objetivo principal ser um centro que ofereça respostas mais rápidas sobre as avaliações dos produtos (novos e atuais), bem como definição de novos planos de ações se necessário e auxílio imediato nas necessidades técnicas do mercado nacional.
O laboratório conta com os mais avançados sistemas de pré-impressão desenvolvidos pela companhia, além de equipamentos de medição aferidos e certificados, profissionais treinados nos procedimentos estabelecidos de análise técnica, garantindo a mesma linguagem entre todos os Operations Care Labs da Agfa.

Postagens mais visitadas deste blog