Steve Jobs - BIOGRAFIA - Revolucionou o relacionamento entre as pessoas e as máquinas




A morte do ex-diretor executivo da Apple Steve Jobs está sendo lamentada em todo o mundo nesta quinta-feira.
Considerado um visionário que mudou a forma como lidamos com os computadores e a tecnologia, ele imprimiu sua marca com produtos como o iPhone e iPad.
Em 2004, Jobs foi diagnosticado com câncer de pâncreas e, entre janeiro e junho de 2009, ficou oficialmente afastado da Apple por seis meses, quando se submeteu a um transplante de fígado.
Quando anunciou sua saída da Apple, o executivo de 55 anos já estava afastado, sob licença médica, desde 17 de janeiro deste ano.
Jobs foi um dos fundadores da Apple em 1976. Desde então, a fabricante de aparelhos eletrônicos tem se destacado pela inovação no concorrido mercado de tecnologia e se transformou na segunda empresa de maior valor de mercado do mundo.



Em pouco mais de três décadas, Steve Jobs criou a necessidade de levar para casa o eletrodoméstico chamado computador pessoal e reinventou a forma como as pessoas lidam com a música, com os telefones e com o próprio computador.
Jobs travava uma batalha contra uma forma rara de câncer no pâncreas, diagnosticada há sete anos. Na quarta-feira (5), ele foi vencido pela doença.
O anúncio da morte na quarta-feira (5) à noite apareceu na tela de um computador, no site da empresa que ele fundou. Aos 56 anos, acabava a trajetória do empresário que revolucionou o relacionamento entre as pessoas e as máquinas.
Steven Paul Jobs, filho de um imigrante sírio com uma estudante americana, foi entregue para adoção. Cresceu no Vale do Silício, na Califórnia, centro da indústria americana da informática, no auge do movimento hippie. Na oficina do pai adotivo, aprendeu a mexer com eletrônica. Desmontava equipamentos e montava de novo para descobrir como funcionavam.
Largou a universidade depois de apenas um semestre, foi para a Índia e experimentou drogas como o LSD. Na volta, havia aderido ao budismo e se tornado vegetariano.
Reencontrou um amigo, Steve Wozniak, que também havia largado a universidade para desenvolver computadores menores e mais simples. Jobs gostou da ideia. Os dois enfrentaram a desconfiança de grandes fabricantes, que achavam que ninguém ia querer ter um computador em casa.
Steve  Jobs
BREVE BIOGRAFIA
Aos 21 anos, fundava a Apple e começava a revolucionar a maneira como as pessoas lidavam com a informática.
Em 1984, veio o passo seguinte: o Macintosh tinha uma interface gráfica controlada através do mouse. O usuário não precisava entender de programação para fazer o computador funcionar.
Apesar do sucesso e das inovações, as finanças da Apple não iam bem, e Steve Jobs acabou demitido da empresa que havia criado.
Mas seguiu em frente: comprou uma empresa de animação que transformou na Pixar, responsável por sucessos como "Toy Story". Em 2006, vendeu a Pixar para a Disney por US$ 7 bilhões.
Outra companhia criada por ele produziu equipamentos tão inovadores que acabou atraindo a atenção da Apple, que comprou a Next, e chamou Steve Jobs de volta, 11 anos depois da demissão. A volta por cima da empresa, e de Steve, começou com o lançamento do iMac em 1998.
Os computadores deixavam de ser apenas ferramentas. O design avançado e ao mesmo tempo simples tornava o iMac um objeto de desejo. Um estilo que Jobs procurou aplicar a todos os produtos e que tem origem em um curso de caligrafia que fez depois de largar a universidade.
Steve Jobs era um perfeccionista e impôs à Apple uma filosofia de atenção aos mínimos detalhes. Ganhou fama de chefe exigente, por criticar com sinceridade as ideias que não o agradavam.
O talento para vender bem os produtos transformava as apresentações em grandes eventos, e fazia de Jobs um ícone e ídolo para jovens ligados em tecnologia, que acampavam e faziam filas para vê-lo falar, sempre vestindo blusa de gola rolê, jeans e tênis.
Em 2001, transformou uma de suas paixões, a música, em outra revolução. Já existiam aparelhos portáteis para reproduzir música a partir de arquivos digitais. Mas com o iPod, ele trouxe um novo conceito: uma loja virtual, onde o usuário podia comprar e baixar músicas direto no computador. Isso transformou a indústria fonográfica e a relação entre os ouvintes e a música.
Em 2004, recebeu diagnóstico de um câncer no pâncreas, mas seguiu conduzindo as inovações da Apple.
Quando resolveu se dedicar aos telefones celulares, os smartphones, aparelhos com acesso à internet, já existiam. Mas Jobs inovou de novo. O telefone da Apple era muito mais fácil de usar, com os toques diretos na tela, e ainda trazia junto o tocador de música iPod.
No ano passado, depois de um transplante de fígado e já bastante debilitado pela doença, Jobs voltou a surpreender o mundo com o anúncio do lançamento do iPad. Outros fabricantes já desenvolviam os computadores do tipo tablet. Mas Jobs transformou o iPad em objeto de desejo instantâneo no mundo inteiro.
O sucesso dos três aparelhos, 300 milhões de iPods vendidos, 128 milhões de iPhones e 29 milhões de iPads, ajudou a tornar a Apple a empresa mais valorizada do mundo.
Em agosto passado, Steve Jobs divulgou uma carta anunciando o afastamento da Apple para cuidar da saúde. Na época disse que quando não conseguisse mais cumprir suas obrigações e expectativas como presidente da empresa seria o primeiro a avisar. E foi assim que ele se despediu.



Postagens mais visitadas deste blog