Unidade móvel de Assistência Social vai percorrer regiões distantes do centro

O prefeito Marco Bertaiolli e a secretária municipal de Assistência Social, Marinês Piva, apresentaram nesta quarta-feira a unidade móvel que fará o atendimento dos programas sociais dos governos Federal, Estadual e da Prefeitura. O veículo é equipado com computadores, internet, sistema de vídeo, toldo, mesas e cadeiras. O atendimento será priorizado aos locais mais distantes da área central, como a zona rural e os bairros da Divisa. Trata-se de uma iniciativa inédita em todo o País, que complementa toda uma rede de proteção social implantada pela Administração Municipal.

Unidade móvel de Assistência Social vai percorrer regiões distantes do centro

Pró-atividade: com a unidade móvel a Prefeitura irá atrás das famílias que necessitam de atendimento social


“É um verdadeiro Centro de Referência de Assistência Social (Cras) ambulante. Pela primeira vez na área social a Prefeitura está tomando uma ação pró-ativa, indo ao encontro das pessoas que necessitam de um atendimento, de um encaminhamento ou orientação. Muitas pessoas não tem acesso aos programas sociais porque simplesmente não sabem que tem esse direito”, assinalou o prefeito.

Marco Bertaiolli lembrou que Mogi das Cruzes possui quatro unidades fixas do Cras (Jundiapeba, Cezar de Souza, Jardim Aeroporto e Jardim Camila) e o posto fixo de atendimento do Bolsa Família no Terminal Estudantes. “Nesses locais a Prefeitura espera pelo cidadão que necessita de atendimento. Agora, com a unidade móvel iremos atender localidades distantes, em que não conseguimos colocar uma unidade fixa”.

A secretária Marinês Piva destaca o ineditismo da medida. “Não há em todo o País uma unidade itinerante, com acesso direto aos sistemas operacionais do Programa Bolsa Família e aos projetos de governos estaduais, como a nossa. Encontramos no Nordeste vans que prestam atendimento, mas sem conexão online com os programas, o que garante agilidade no atendimento”, destacou a secretária.

O veículo foi adquirido com recursos do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome por meio Índice de Gestão Descentralizada (IGD). Como contrapartida, a Prefeitura deverá manter a equipe de atendimento, formada por assistente Social, psicólogo, auxiliar administrativo, monitores, motoristas e palestrantes, além da manutenção do veículo.

Atendimento

Os primeiros bairros atendidos pela unidade móvel de Assistência Social são o Jardim Margarida, Taiaçupeba, Sabaúna, Vila Mathias, Piatã I e II, Novo Horizonte, Rio Acima, Aroeira, Quatinga, Biritiba Ussú, 9 de Julho, Parque São Martinho, Varinhas, Vila Moraes, Capixinga, Fazenda Capelinha, Manoel Ferreira, Pindorama, Taboão e Volta Fria.

O público alvo é formado por famílias em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, do precário acesso aos serviços públicos e/ou qualquer outra situação de vulnerabilidade e risco social, privação ou ausência de renda. “São famílias que tem uma dificuldade muito grande, seja por questões financeiras ou mesmo pela contingência em que se encontram, para se deslocarem até os locais de atendimento”.

Entre os serviços que serão oferecidos pela unidade móvel estão Acolhida (Atendimento de Caso); estudo social; visita domiciliar (Busca Ativa); orientação e encaminhamento; acompanhamento familiar; cadastramento ou recadastramento nos programas; de transferência de renda; reuniões socioeducativas com grupos de famílias, mobilização e fortalecimento das redes sociais de apoio (associações de bairro, lideranças comunitárias, entidades sociais e religiosa), promoção de campanhas socioeducativas; notificação de ocorrências de situações de risco, entre outros atendimentos.

Presenças

Também participaram da solenidade a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Mara Bertaiolli, a diretora regional da Drads, Vera Zobaran, os vereadores Mauro Araújo, presidente da Câmara Municipal, Protássio Nogueira, Jean Lopes, Osvaldo Ferreira dos Santos, Geraldo Tomaz Augusto, Jolindo Rennó, Odete Rodrigues, Expedito Ubiratan Tobias, Nabil Safit, Emília Letícia Rodrigues e Pedro Komura, além de secretários municipais. (LS)

Postagens mais visitadas deste blog