Montagem de 2º maior elevado do País começa em novembro em Suzano


Está prevista para começar em novembro a montagem do maior viaduto do Trecho Leste do Rodoanel Mário Covas e segundo maior elevado do País, localizado em Suzano. 
O encontro leve estruturado é um viaduto de baixa altitude com 11 quilômetros de extensão. As peças para a estrutura começam a ser fabricadas nessa semana no canteiro de obras, que está em fase final de montagem na Avenida Jorge Bey Maluf.

Nesse canteiro devem ser produzidas ao longo da montagem do elevado, que dura até o final da obra, em março de 2014, 70 vigas por mês. As peças começam a ser transportadas para diversos pontos do trajeto do elevado no início de novembro para que, até a metade do mês a montagem comece em várias frentes.

As informações são do diretor de engenharia da SPMar, José Britto, que esteve reunido com representantes da Prefeitura de Suzano no Centro de Controle Operacional (CCO) da concessionária, localizado em Itapecerica da Serra. Além de Britto, o diretor executivo da SPMar, Marcelo de Afonseca, e diversos técnicos do setor de engenharia participaram da reunião.

Suzano foi representada pelos secretários de Política Urbana, Miguel Reis; Manutenção e Serviços Urbanos, Carmen Lúcia Lorente; Meio Ambiente, Michele de Sá Vieira; Segurança Alimentar e Nutricional e de Agricultura e Abastecimento, Jesus Paulo Rita; e de Transportes, Sistema Viário, Trânsito e Mobilidade Urbana, Lúcia Montibeller.

“A montagem das vigas começa em 15 de novembro e vai até o final da obra. Não vamos entrar na obra imediatamente, temos que fazer a produção das peças em Suzano. Antes disso, a população deve ver o serviço porque em trechos de cruzamento haverá movimento para a distribuição de peças, uma vez que haverá várias frentes para acelerar a obra”, detalhou Britto. “E também porque haverá a necessidade de desapropriação de 41 imóveis na divisa de Suzano com Calmon Viana, em Poá”.
LICENÇA Para que o serviço possa ter início, a SPMar ainda aguarda a liberação da licença de instalação para o trecho de Suzano. De acordo com Britto, falta um relatório do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Já para a montagem do encontro estruturado leve, uma outra licença de instalação deve ser solicitada pela SPMar para a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). “Estamos preparando a documentação para pedir essa licença de instalação, inclusive preparando para solucionar a questão das desapropriações que precisam estar encaminhadas para solicitar a licença. 
Até novembro finalizamos a parte de documentos e estudos em Suzano, será apenas a obra”.

Postagens mais visitadas deste blog