Em parceria com a Secretaria da Educação do estado de São Paulo (SEE), o IFSP ampliará a oferta de vagas para os cursos técnicos integrados ao ensino médio.


Para o primeiro semestre de 2012, serão realizadas 1.600 matrículas no programa Rede Ensino Médio Técnico.
Está prevista a abertura dos seguintes cursos técnicos integrados ao ensino médio: 
Administração, Agroindústria, Agropecuária, Alimentos, Automação Industrial, Edificações, Eletromecânica, Eletrônica, Eventos, Informática, Manutenção e Suporte em Informática, Manutenção de Aeronaves, Mecânica, Mecatrônica e Química.
Vinte e um campi do Instituto Federal participarão da parceria, com total de 40 turmas exclusivas para atender o convênio firmado. 
São eles: 
Araraquara, Avaré, Barretos, Birigui, Boituva, Bragança Paulista, Campos do Jordão, Capivari, Caraguatatuba, Catanduva, Guarulhos, Hortolândia, Itapetininga, Piracicaba, Presidente Epitácio, São Carlos, São João da Boa Vista, São Roque, Sertãozinho, Suzano e Votuporanga.
Essa ação possibilita a formação profissional simultâneamente com o ensino médio, o que facilitará a entrada dos alunos egressos no mercado de trabalho, principalmente daqueles que necessitam, desde cedo, auxiliar no complemento da renda familiar.
Para o IFSP, o incremento dessa oferta por meio da parceria com a SEE significa a possibilidade de trabalhar pela melhoria da educação básica no estado de São Paulo e de desenvolver um projeto unindo os governos federal e estadual para que um maior número de estudantes possa ter acesso ao curso técnico integrado ao ensino médio, atendendo, assim, a proposta do Plano Nacional de Educação.
O currículo de cada curso será construído articulando a formação geral e a profissional, propiciando a harmonia entre os eixos da Ciência, Tecnologia, Cultura e Trabalho. 
Também destaca-se, na proposta, a integração entre o Ensino, a Pesquisa e Inovação e a Extensão, ao longo de todo o curso.
O projeto pedagógico será construído em parceria com a SEE. O estado disponibilizará os professores responsáveis pela formação geral, enquanto que o Instituto Federal lecionará as matérias profissionalizantes.
A organização didática dos cursos, a efetivação das matrículas e a certificação dos alunos serão tarefas do IFSP, enquanto que o acompanhamento da execução será realizado pelas duas instituições (IFSP e SEE). 
As aulas poderão ser ministradas tanto nas instalações das unidades estaduais parceiras quanto nas do Instituto Federal, sempre no período diurno.
As vagas estarão disponíveis para todos os estudantes (oriundos de instituições públicas ou privadas) que tiverem concluído o 9° ano do ensino fundamental e estiverem ingressando no ensino médio.
Os interessados deverão ficar atentos às datas de inscrição, que será realizada junto às escolas estaduais conveniadas. 
Se o número de candidatos for superior ao número de vagas, a seleção será feita por meio de sorteio, método que permite maior democratização da oferta da educação profissional.
Trata-se, assim, de uma expansão da oferta de vagas.
 Não serão subtraídos vagas ou cursos dos campi onde o integrado já é oferecido, como é o caso de São Paulo, Salto, Bragança Paulista, Cubatão e Sertãozinho. 
Nessas unidades, o processo seletivo tradicional para ingresso nos cursos técnicos integrados será conservado.
 

Postagens mais visitadas deste blog