Caminhada Rosa reúne 3 mil pessoas no Centro de Mogi

Caminhada Rosa reúne 3 mil pessoas no Centro de Mogi
Caminhada Rosa, ponto alto da Campanha Pense Rosa, seguiu animada pelas ruas do centro, levando informação para a prevenção do câncer de mama
Três mil mogianos aproveitaram o sol da manhã deste sábado (01/10) para participar da Caminhada Rosa, o ponto alto da Campanha Pense Rosa, organizada pelo Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes.


O prefeito Marco Bertaiolli, a presidente Fundo Social, Mara Bertaiolli, o vice-prefeito José Antonio Cuco Pereira e sua esposa Isabele estavam a frente da caminhada que seguiu animada do Largo da Matriz à Praça Oswaldo Cruz, no centro da cidade.


Jovens, adultos e crianças tomaram conta das ruas do centro. A maioria do público era composta por mulheres. 


“Achei muito bom. Temos que despertar as pessoas para o que pode acontecer. Todas as mulheres têm que acordar mais para a vida”, disse Maria de Lourdes Gonçalves, 72 anos. Stefany Martins, 24 anos, destacou a importância da conscientização. 


“É preciso instruir as mulheres a fazer o auto-exame. Temos que perder o preconceito e o medo”, observou.


Este também foi o recado da presidente do Fundo Social, Mara Bertaiolli. “As mulheres não têm que ter medo de se tocar, de fazer o auto-exame.


 A campanha pretende mostrar que é necessário fazer a mamografia e também o auto-exame. O diagnóstico do câncer não é uma sentença de morte e sim, um recomeço. 


Por isso, a importância de identificá-lo logo no início”, comentou.


Na Praça Oswaldo Cruz, o público acompanhou o show Elas – um tributo à Elba Ramalho com cantoras mogianas, além de contar com a prestação ded serviços.


 Em uma tenda, estavam funcionários e voluntários de diversas entidades que ajudam portadores de câncer da cidade e região, como o Cecan, a Rede Feminina de Combate ao Câncer Guiomar Pinheiro Franco, a ABC-CAT e GAPC. 


Uma unidade móvel da Secretaria Municipal de Saúde prestou informações sobre câncer de mama, mamografias e papanicolau.


A Campanha Pense Rosa continua até o dia 30 de outubro com Bate-Papo Rosa, uma palestra realizada todos os dias às 16 horas nos postos de saúde, unidades do Programa Saúde da Família e Pró-Mulher 1 e 2. 


“A campanha é uma semente que estamos plantando, levamos esta mensagem também nos cursos de geração de renda com o Mãos na Massa e as sacolas ecológicas. A meta é que a prevenção do câncer de mama não aconteça só em outubro, mas todos os dias, que isso se torne um hábito para as mulheres”, disse Mara. (KCB)

Postagens mais visitadas deste blog