Colégios particulares lideram Enem. Pontuação supera média nacional - DIÁRIO DE SUZANO


As escolas particulares de Suzano lideram o topo do ranking das mais bem colocadas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010. Os colégios públicos aparecem a partir da sexta colocação, onde está a unidade estadual Raul Brasil com 572,91 (veja lista das dez primeiras escolas do ranking nesta página).
Na média geral, o desempenho da cidade ficou abaixo da média estadual e acima da nacional. A prova foi feita por alunos concluintes do Ensino Médio no ano de referência da prova. As informações foram divulgadas ontem pelo Ministério da Educação (MEC).

Os dados mostram que o município com média 549,90 ficou abaixo do desempenho estadual, onde o índice foi de 561,48.

“As informações revelam a realidade educacional e a necessidade de um novo planejamento adequado ao perfil das escolas”, 
disse o especialista em educação, Suami Azevedo.
Para a dirigente regional de ensino de Suzano, Maria da Penha Gelk, a atuação das escolas públicas melhorou em relação ao exame de 2009. “Não era o resultado que eu esperava para esse ano, mas o desempenho foi melhor que no último exame”, afirmou. 

Embora Suzano tenha ficado abaixo do índice estadual, o município superou o desempenho nacional. Os dados do MEC mostram que a média no País foi de 537,04.
QUALIDADE DO ENSINO 
Além de avaliar a qualidade do Ensino Médio, o Enem também é usado para acesso à graduação. O exame não é obrigatório para os alunos.
“Como é opcional, o número de abstinência é muito grande. 
O professor cumpre o papel de articulador e incentivador, mas o aluno tem autonomia para escolher se quer fazer a prova ou não”, contou a dirigente.

Segundo o especialista, os dados municipais só devem melhorar quando forem adotadas alterações no sistema educacional. 
“O planejamento é fundamental. Dar condições de trabalho e salário para o professor também. É possível melhorar!”, ressaltou.
ENEM 2011 As provas do Enem deste ano serão realizadas nos dias 22 e 23 de outubro. Segundo o Ministério da Educação, se inscreveram para a prova 5,3 milhões de pessoas, 16% a mais do que no ano passado.

O Enem foi criado no ano de 1998 para avaliação dos alunos que terminavam o Ensino Médio e posteriormente passou a ser usado para o vestibular.

Postagens mais visitadas deste blog